Estado: em assembleia servidores discutem novo PCR da Saúde
Durante assembleia geral realizada ontem (25) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual psdbista Helio de Sousa afirmou – após ser procurado por uma comissão de servidor@s – que se empenhará na aprovação da proposta (veja aqui) de atualização do Plano de Cargos e Remuneração da SES. “Nós temos uma dívida histórica com dois seguimentos: a Saúde e a Educação. Não faltou luta, mas faltou vontade de políticos e do governo do Estado”, apontou o parlamentar.
Articulação
O diálogo permanente com os parlamentares e com os membros do Conselho Estadual de Políticas Salariais e Relações Sindicais (Consid) foram as deliberações da assembleia. Ficou decidido que todas as quartas-feiras, sempre às 14h, uma comissão de trabalhador@s visitará os gabinetes dos deputados para pedir apoio e rapidez na tramitação da proposta quando esta chegar ao Legislativo.
O diretor do Sindsaúde e da CUT-Goiás, Mauro Rubem, enfatizou que “a participação do maior número de servidor@s possível nesse momento é fundamental”. Nesse sentido, ele ressaltou que “a chance de conquistar esse benefício não pode ser desperdiçada”.
A assembleia
Na ocasião, diretore@s do Sindicato detalharam a proposta e esclareceram as dúvidas sobre a atualização do PCR da Saúde. A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, esclareceu que, após cobranças da entidade, a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Sepplan) apresentou a proposta.
Flaviana enfatizou que, embora essa não seja a revisão sugerida inicialmente pelo Sindsaúde, a proposta do Governo padroniza a evolução na carreira com outras categorias e traz ganhos significativos para a Saúde. “Todas as categorias serão beneficiadas com aumentos que variam entre 27% a 110%. A atualização beneficia inclusive, os aposentados que serão reenquadrados e também receberão 14% de reajuste”.
A proposta já havia passado pela Mesa de Negociação, mas precisou retornar após questionamentos de alguns servidor@s. No último dia 24, ela voltou à Mesa e depois de alguns ajustes na tabela salarial dos auditores, foi aprovada.
Consind
Já no dia (25), o Sindsaúde encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Leonardo Vilela, informando que proposta havia sido consensuada na Mesa e ao presidente do Consind, Joaquim Mesquita, solicitando agilidade na apreciação e no envio à Assembleia Legislativa de Goiás. O Legislativo tem até 30 de junho para aprovar o projeto e transformá-lo em lei. Após esse período, a votação fica inviabilizada por conta do período eleitoral.