5ª Conferência Nacional: Sindsaúde reforça que saúde do trabalhador é pilar do SUS
De 18 a 21 de agosto de 2025, acontece em Brasília a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). Após mais de 10 anos, o encontro retoma um debate fundamental para a defesa de condições dignas de trabalho e para a construção do Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Sinastt).
O Sindsaúde-GO destaca que a saúde de quem trabalha é também a base de sustentação do SUS, e por isso defende que garantir condições dignas e valorização das trabalhadoras e trabalhadores é condição essencial para fortalecer o sistema público de saúde e assegurar atendimento de qualidade à população.
A Nota Técnica nº 285 do DIEESE ressalta a importância da 5ª CNSTT como espaço democrático de formulação de políticas, dividindo os debates em três eixos:
– Consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT);
– Impactos da precarização e das novas relações de trabalho sobre a saúde;
– Fortalecimento da participação popular e do controle social.
Segundo o documento, enfrentar os atuais desafios requer enfrentar a precarização, ampliar a rede de serviços especializados como os Cerests, fortalecer a vigilância em saúde e assegurar mais investimento público.
Para o Sindsaúde, a 5ª CNSTT é um momento de reafirmar que trabalho digno, valorização profissional e saúde do trabalhador são condições para um SUS forte e universal.
📖 Leia a Nota Técnica completa: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2021/notaTec254ReformaAdm.pdf