9ª CONFERÊNCIA: “possibilidade de formação e de mudança da sociedade”, defende secretária Geral do Sindsaúde
*Publicada dia 17.06.2019 às 16h20
A 9ª Conferência Estadual de Saúde do Estado de Goiás cujo tema foi “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, terminou no último sábado (15). O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde e reuniu cerca de 200 delegados. Dela saíram as propostas que vão compor o Plano Estadual de Saúde e que serão apresentadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Para a secretária Geral do Sindsaúde e uma das coordenadoras da 9ª Conferência, Luzinéia Vieira, o encontro representa “sempre uma esperança”. Ela acrescenta ainda que o Sindsaúde e outras entidades “participam desses espaços porque acreditam na possibilidade de formação e de mudança da sociedade”.
Pautada por esse desejo, a participação de usuários, servidores e gestores resultou na elaboração de propostas cujo o objetivo é consolidar na 16ª Conferência Nacional de Saúde, o fortalecimento do SUS contra a terceirização e uma saúde pública de qualidade.
Também foi aprovada uma moção contra a Emenda Constitucional 95 que congelou os investimentos em saúde. Ainda durante a etapa estadual foram eleitos 96 delegados para a Etapa Nacional que ocorrerá em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.
Embora a conferência estadual tenha cumprido o seu papel, Luzinéia ressalta a necessidade de maior participação da sociedade. “A ausência de muitos usuários nesta edição nos mostrou que o controle social precisa se organizar melhor permitindo que a gente construa uma consciência coletiva da importância da participação na construção das políticas públicas de maneira que não prevaleça a visão individual do delegado mas, de uma coletividade, a qual ele representa”.