Sindsaúde leva reivindicações da categoria à secretária de Saúde de Senador Canedo

Hoje (30), a diretora, Elaine Silva, e o vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, se reuniram com a secretária de Saúde de Senador Canedo, Verônica Savatin, para cobrar posicionamentos sobre as reivindicações dos trabalhadores da saúde de Senador Canedo.

Na ocasião, o Sindsaúde se manifestou quanto à necessidade de retorno das reuniões da Mesa Municipal de Negociação Permanente (MMNP/SUS), além de questões como o aumento do auxílio alimentação dos servidores da urgência e emergência, e sobre o pagamento de gratificação das enfermeiras efetivas responsáveis técnicas (RT) que não está sendo pago, assim como acontece com as enfermeiras celetistas que são credenciadas que, no caso, estão recebendo a gratificação.

A secretária de Saúde, Verônica Savatin, afirmou que alinhará sobre a retomada das reuniões da mesa municipal de negociação do SUS com o secretário Municipal de Governança, Gestão e Planejamento (Segplan), Lucas Rodovalho, responsável pelo agendamento das reuniões. Quanto ao auxílio alimentação, a titular da pasta disse que a cotação foi feita dentro do limite orçamentário do município e que não há previsão de aumento. Já sobre a gratificação das enfermeiras, ela esclareceu que não tinha conhecimento sobre a questão e se comprometeu em analisar.

Convocação

Outras cobranças foram em relação ao fornecimento de uniformes para ACSs e ACEs e à convocação dos candidatos aprovados no concurso público de 2019. Na oportunidade, Verônica Savatin, disse que já foi publicado o decreto de prorrogação do concurso e que haverá a convocação, mas a prefeitura ainda não tem uma data estabelecida. No caso dos uniformes dos agentes, a secretária já assinou o pedido de compra e a previsão de entrega é para o final de julho ou início de agosto.

Concurso Público e Piso da Enfermagem

A titular da pasta da saúde de Senador Canedo também afirmou que ainda hoje (8) haveria uma reunião com o prefeito e a promotoria para despachar uma escala de convocação do concurso público de 2019 e que três modalidades de fiscais da saúde serão convocadas de imediato. Mas no que diz respeito ao pagamento do Piso da Enfermagem, bem como sobre a convocação de enfermeiros e técnicos, será necessário aguardar uma definição e decisão sobre o assunto.

Unidades de Saúde

A diretoria do Sindsaúde, também pediu um posicionamento da secretária de saúde, Verônica Savatin, quanto ao cronograma de inauguração das Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a secretária, três unidades que estavam em reforma serão inauguradas neste próximo mês de julho, que são as UBSs do Morada do Morro, da Matinha e da Vila São João.