Sindsaúde intensifica cobranças para convocação de aprovados em concurso público de Senador Canedo

O Sindsaúde está intensificando suas cobranças para que a prefeitura de Senador Canedo convoque os aprovados no concurso público realizado em 2019, conforme o Edital 001/2019. Mesmo diante do déficit no quadro de servidores, a gestão ainda não apresentou um cronograma de convocações, impactando diretamente a área da saúde, uma das mais afetadas pela sobrecarga de trabalho.

Com o objetivo de buscar agilidade no processo de chamamento, o Sindicato tem articulado e intensificado as cobranças junto ao Município. Em parceria com o deputado Mauro Rubem, o Sindsaúde realizou uma reunião recentemente com os aprovados no concurso. Ficou acordado que a entidade e o parlamentar irão se reunir com o prefeito, Fernando Pelozzo, para tratar exclusivamente dessa questão.

Além disso, o deputado também se comprometeu a solicitar informações ao Tribunal de Contas do Município sobre o déficit de servidores, número de credenciados, contratos e margem de convocação, entre outros dados relevantes.

O Sindsaúde pretende ainda envolver o Ministério Público para garantir que a gestão municipal convoque imediatamente os aprovados. Segundo a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga, a expectativa é que “a prefeitura compreenda a necessidade dessas convocações e realize as nomeações o mais breve possível, a fim de melhorar o atendimento no município e acabar com a sobrecarga de trabalho”.

A diretora destaca que o déficit de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é tão grande no município que, mesmo que todos os aprovados dentro do número de vagas imediatas e do cadastro de reserva fossem chamados, ainda seria insuficiente para suprir a demanda e que “é questionável o fato de a prefeitura realizar credenciamento de servidores ao invés de convocar os aprovados no concurso público vigente”.

Luta por concurso

Elaine Silva, diretora do Sindsaúde e da Fenasce, ressalta que o fortalecimento do serviço público e a realização de concursos foram promessas de campanha do atual prefeito. “Esperamos que ele mantenha a coerência e adote as medidas necessárias para atender às demandas do município. Reiteramos que o Sindicato continuará empenhado e não medirá esforços para garantir essas convocações”, frisa.

Elaine Silva também destaca que a realização desse concurso foi resultado de uma luta árdua. “Desde 2017, o município já apresentava déficit de servidores e foi necessário buscar a realização do concurso público. Após muita articulação, diálogo e cobranças, o certame foi executado. No entanto, a luta prosseguiu e foi preciso recorrer ao Ministério Público”, relata a diretora.

Demanda

As diretoras pontuam ainda que, com o crescimento do Município nos últimos anos, a demanda no serviço público também aumentou. De acordo com a divulgação do Censo Demográfico divulgado em 2022, Senador Canedo foi o município que mais cresceu no país, alcançando uma variação de 84%,32 em relação a 2010.