Sindsaúde celebra sanção de projeto que permite indenização a ACS e ACE que utilizam transporte próprio

 Sindsaúde celebra sanção de projeto que permite indenização a ACS e ACE que utilizam transporte próprio

FOTO: Ricardo Stuckert / PR

O vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, e a diretora Elaine Silva, acompanharam no Palácio do Planalto, em Brasília, a sanção do Projeto de Lei 2012/2019 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto sancionado na quarta-feira (6), possibilita a concessão de indenização aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que utilizam veículo próprio para o exercício de suas funções.

A nova legislação, que atualiza a Lei 11.350/2006, representa um avanço importante na valorização e reconhecimento do trabalho desses profissionais, que desempenham papel fundamental na promoção e prevenção da saúde nas comunidades. Até então, embora os estados, o Distrito Federal e os municípios fossem responsáveis por garantir o transporte para esses trabalhadores, não havia previsão de indenização pelo uso de veículos próprios – uma realidade comum enfrentada por muitos agentes em sua rotina diária.

Durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que a medida é um reconhecimento pelo trabalho da categoria em relação à vacinação, ao controle de endemias e pelo compromisso em construir um Sistema único de Saúde (SUS) mais inclusivo e efetivo.

Diretores Elaine Silva e Aliandro Paulo no Palácio do Planalto, em Brasília

Para o Sindsaúde, essa conquista é fruto de uma mobilização nacional pela valorização dos direitos dos profissionais da saúde. Aliandro Paulo e Elaine Silva, que também representam a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Fenasce), ressaltaram o impacto positivo dessa medida. “A sanção deste projeto é um reconhecimento da importância dos agentes para a saúde pública e um passo essencial para garantir melhores condições de trabalho e apoio financeiro para quem cuida diretamente da população nos municípios”.

Com a sanção, as prefeituras poderão criar mecanismos legais para ressarcir as despesas de transporte desses profissionais, promovendo maior valorização e qualidade nas condições de trabalho.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud