Anápolis: após mobilização, tramitação de projeto que prejudicava agentes recua no Legislativo
O prefeito Roberto Naves, orientado pela base na Câmara Municipal, recuou da proposta de retirar gratificações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) que atuam no município.
A votação do projeto de autoria do Executivo que veda o recebimento cumulativo de gratificação por desempenho com adicional de insalubridade estava prevista para segunda-feira (12), mas a matéria foi retirada de pauta.
A diretora do Sindsaúde, Silvia Regina, explica que a mobilização dos trabalhadores junto aos vereadores foi fundamental para evitar que a proposta que retirava até R$ 600 dos agentes fosse levada adiante. “Assim que tomamos ciência desse risco, iniciamos imediatamente uma mobilização nas redes sociais e nas mídias da cidade cobrando dos vereadores o voto contrário à proposta”.
Com a devolução do projeto à Prefeitura, a justifica do Executivo para o recuo é que a retirada de pauta da proposta se deu para que o texto fosse melhor analisado.
Silvia Regina reiterou a vigilância em defesa da categoria. “Estamos acompanhando essa situação e de olho em outras matérias que possam prejudicar o trabalhador da saúde do município de Anápolis. A diretora alerta inclusive que está na CCJ da Câmara, outro projeto que prevê a mudança da área de atuação do ACS e ACE atribuindo-lhes novas funções”.