Câmara de Goiânia promulga lei que garante retroativo da data-base de 2023 para servidores

 Câmara de Goiânia promulga lei que garante retroativo da data-base de 2023 para servidores

Em uma vitória significativa para os servidores públicos de Goiânia, a Câmara Municipal publicou, nesta quinta-feira (15), uma atualização da Lei 11.108, que concede o direito ao recebimento retroativo da data-base de 2023. Com essa medida, os efeitos financeiros retroagem a 1º de maio de 2023, assegurando aos trabalhadores municipais o pagamento das perdas inflacionárias acumuladas. A expectativa é que seja incluído na próxima folha.

A decisão vem após um embate político iniciado em dezembro de 2023, quando o prefeito Rogério Cruz sancionou a Lei 11.108, concedendo uma revisão salarial de 4,18%, mas vetou o pagamento retroativo da data-base a partir de 1º de maio daquele ano. A concessão retroativa que estava prevista na lei era fruto de uma emenda apresentada pela vereadora Kátia Maria (PT).  

À época, o veto gerou descontentamento e mobilização por parte dos servidores e suas representações sindicais, culminando na derrubada do veto pela Câmara de Goiânia em 11 de julho de 2024.

Mobilização

O Sindsaúde desempenhou um papel crucial na mobilização para a derrubada do veto, participando ativamente de reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). “A promulgação desta lei corrige uma injustiça e é um reconhecimento do direito dos trabalhadores de terem suas perdas salariais devidamente compensadas”, destacou o diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi.

Com o prefeito não promulgando a correção dentro do prazo de 15 dias após a derrubada do veto, coube ao presidente da Câmara promulgar a atualização da lei, garantindo, assim, o cumprimento da Constituição Federal que prevê o reajuste.

Auxílio-alimentação

Além do reajuste salarial, a atualização da lei também abrange o auxílio-alimentação. Anteriormente vetado, o artigo 12 que previa o aumento de 4,18% no valor do auxílio-alimentação passa a vigorar retroativamente, proporcionando um alívio adicional aos servidores.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud