Caravanas do Sindsaúde em Brasília, realizam ato no Aeroporto para cobrar deputados a aprovar o PL 2564/20

 Caravanas do Sindsaúde em Brasília, realizam ato no Aeroporto para cobrar deputados a aprovar o PL 2564/20

Foto: Lucas Polinário

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde), enviou à Brasília, caravanas de todas as regiões do estado para recepcionar a chegada dos deputados no aeroporto. Os trabalhadores montaram uma barricada logo ao amanhecer por volta das 6 horas, no portão de desembarque onde todos os deputados tiveram que passaram e dialogar com a categoria. Ao todo 18 parlamentares que passaram afirmaram votar a favor do piso nacional.

A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Com o relatório de impacto aprovado pelo grupo de trabalho, o texto precisaria agora ser pautado no plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o estudo realizado o impacto nas contas com o reajuste será de R$ 16,31 bilhões com a aprovação do projeto.

De acordo o Erivânio Herculano, diretor do Sindsaúde, a categoria foi a mais afetada pela pandemia da Covid-19, e precisa ser valorizada com um salário digno. “O fato de os profissionais não terem um piso adequado faz com que tenham carga horária excessiva, e isso prejudica não só a saúde deles, mas a de quem é cuidado por eles”, afirmou.

A expectativa da categoria é que o Projeto de Lei 2564 de 2020 seja aprovado até o dia 3 de abril, como prevê o calendário eleitoral. A categoria segue mobilizada e já existem atos planejados para continuar a pressionar os parlamentares para que o PL entre em pauta e seja votada o mais breve possível.

Confira no vídeo como foi a mobilização:

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud