Com protesto, servidores e usuários cobram funcionamento da UPA Chácara do Governador
*Publicada em 03.09.2020 às 11h44
Na manhã desta quinta-feira (3), servidores e usuários realizaram um protesto em frente à UPA Chácara do Governador (antigo Cais) para cobrar a reabertura da unidade. Apesar de já ter sido entregue, a UPA continua sem previsão de funcionamento. O ato contou com representantes dos conselhos municipal e local.
“Acabamos de visitar a unidade e não há nada funcionando nessa UPA, embora ela tenha sido inaugurada recentemente. Ela é um patrimônio do município de Goiânia e já deveria estar aberta. Além disso, ainda há o risco de ser entregue às Organizações Sociais quando começar a funcionar. Não podemos permitir que isso aconteça”, denunciou a vice-presidenta do Sindsaúde, Luzinéia Vieira.
Diante da unidade que está fechada há quase oitos meses, os trabalhadores e usuários protestaram com cartazes e carro de som pedindo a reabertura da UPA. O cumprimento de direitos trabalhistas como reposição salarial, cumprimento de plano de carreira também fizeram parte das reivindicações.
O Município possui outras quatro unidades que continuam fechadas para reforma. Enquanto isso, a população segue tendo que percorrer longas distancias para buscar atendimento. Durante o protesto, um casal de idosos chegou à UPA em busca de atendimento, mas foram informados de que teriam que procurar em outra unidade.
Em relação à real possibilidade de terceirização do serviço municipal de saúde, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, ressaltou que o Sindsaúde não compactua com o modelo, defendeu concurso público e disse que continuará mobilizado para evitar a “privatização” da saúde municipal. “Como já foi observado em Goiás e em outros estados que adotaram o mesmo modelo, esse tipo de gestão cria uma relação precarizada de trabalho, dificulta o acesso da população ao atendimento”, salienta.
Novo ato
Ficou agendado para dia 10, às 8h30, um novo ato pela reabertura das unidades de saúde e contra a terceirização. Desta vez, a atividade será realizada no Cais Jardim América. A unidade passa por reformas e será transformado em UPA.