Crise na saúde vira destaque nacional
*Publicada em 01.04.2019 às 11h50
Os graves problemas enfrentados pela população na rede pública de saúde de Goiânia ganharam destaque na edição do #Fantástico exibida na noite de ontem (31).
A reportagem retratou a crise no Hospital Materno Infantil administrado por uma Organização Social e nos Cais de Goiânia. Infelizmente é a população quem paga a conta pela falta de políticas públicas de saúde e por esta gestão deficiente.
Não menos preocupante, está a situação do trabalhador que atua em Cais e hospitais conforme denunciado pelo Sindsaúde ao MP no último dia 27. Sem as devidas condições de trabalho e de assistência, são eles quem lidam com as angustias e indignações do paciente.
MP
Preocupado com a crise nos hospitais, o Sindsaúde se reuniu com a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Fabiana Zamalloa e expôs as dificuldades enfrentadas pela população.
Zamalloa acolheu as denúncias do Sindsaúde e esclareceu que aguarda a sentença da ação civil (veja aqui) ingressado pelo MP após denúncias do Sindsaúde em 2012. Na ação, a promotora pediu a anulação dos contratos das OSs com o Estado com base no alto custo do modelo, na falta de transparência e na incompatibilidade desse tipo de gestão com o Sistema Único de Saúde.
À época, Zamalloa ressaltou que “o Estado de Goiás ‘compra’ um pacote de serviços por preço determinado, sem levar em conta os graus de complexidade dos serviços efetivamente prestados” e que “o Estado de Goiás vulnera o princípio da participação da comunidade no SUS e o princípio da universalidade”.
Veja a reportagem:
#Crédito: Fantástico/TVGlobo