Deputado estadual e diretor do Sindsaúde denuncia ao MPT falta de condições de trabalho no Hugo
O deputado estadual e diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem protocolou denúncia no Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) contra situações que afetam gravemente as condições trabalhistas e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO).
No documento protocolado no MPT-GO, Mauro solicita a instauração de procedimento investigativo para apurar os fatos, identificar os responsáveis e garantir a adoção de medidas cabíveis para resolução dos problemas.
A representação tem como alvos o Estado de Goiás e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, atual responsável pela gestão da unidade.
Problemas relatados
Alguns dos problemas denunciados são o descumprimento do piso salarial e carga horária da enfermagem, o desvio de função dos profissionais dessa área, redução do número de condutores hospitalares (reduzindo de 17 para 4 por plantão, em alguns casos).
Quanto os desvios de funções, a equipe de enfermagem tem sido obrigada a realizar procedimentos laboratoriais, como a coleta de sangue, que exigem trabalhadores especializados na área.
O hospital também tem enfrentado problemas preocupantes de acessibilidade, como três elevadores em constante manutenção e apenas um funcionando adequadamente.
Essas questões geram inseguranças em relação ao ambiente de trabalho e prejudicam a qualidade do atendimento ao usuário, conforme o deputado e diretor do Sindicato.
“Essas irregularidades afetam diretamente a qualidade do atendimento prestado à população e colocam em risco a saúde e a segurança de pacientes e trabalhadores. O Ministério Público precisa agir com firmeza para que os responsáveis sejam responsabilizados e as condições no HUGO sejam imediatamente corrigidas”, alerta Mauro.