Dia 27 de Fevereiro é dia de Luta pelo Plano de Cargo e Carreira dos ACS e ACE município de Goiânia
Publicado em 21 de fevereiro de 2020, às 12:04 horas
A Diretoria do Sindsaúde convoca os trabalhador@s Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e Combate Endemias, ACE, dia 27 de fevereiro, às 8 horas, no Paço Municipal para mais um ato de mobilização.
“Entregamos e explicamos a minuta ao Secretário Administrativo, Agenor Mariano, é fundamental a construção de um diálogo interno para negociar com a Prefeitura de Goiânia, pois os ACS e ACE são os únicos trabalhadores que não possuem um Plano de Cargo e Carreira,” Afirmou, Ricardo Manzi, Vice-Presidente do Sindsaúde- GO.
O objetivo dos Diretores do Sindsaúde e dos trabalhador@s das duas categorias nesta mobilização é uma reunião com o Secretário de Finanças, o Sr. Alessandro Melo da Silva.
A reunião é parte de uma caminhada de lutas, iniciada pela atual gestão do Sindsaúde e participação destes trabalhador@s, para inclusão das categorias na Lei Municipal Nº 8.916/10 que trata do Plano de Carreira especifico dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia traz vantagens significativas para estes trabalhadores.
“A luta pelo Plano de Cargo e Carreira iniciou em 1992 com a sua aprovação e em 2010 houve uma correção, decorrente da capacidade de articulação Sindsaúde- GO e da mobilização dos servidor@s do município de Goiânia. Sempre reivindicamos que todos estivessem no Plano. Os salários são baixos e os ACS e ACE estão a 25 anos excluídos da Lei,” Reforça o Diretor, Mauro Rubem.
A Luta
No dia 12 de fevereiro, os Diretores do Sindsaúde percorreram e colheram assinaturas, nos 35 gabinetes dos vereadores, da Câmara Municipal em Goiânia. E conseguiram a assinatura de 21 dos parlamentares. No dia seguinte, 13, os Diretores reunidos aos trabalhador@s das duas categorias entregaram ao Chefe da Casa Civil, Jairo Cunha Bastos, a minuta do Projeto de Lei que incluiu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do município de Goiânia. Uma nova assembleia aconteceu nesta quarta-feira, 19, a reunião foi com o Secretário Administrativo, Agenor Mariano, que assinou a minuta e solicitou a pedido da Diretoria do Sindsaúde, uma nova reunião com o Secretário de Finanças do Município de Goiânia, Sr. Alessandro Melo da Silva.
“Nós queremos sim, a participação de todos os trabalhador@s, Agentes Comunitários de Saúde e Combate de Endemias, que entendam a importância de priorizar essa tratativa neste momento, lembrando que só temos até o dia 02 de abril, para que a Lei esteja sancionada na Câmara Municipal de Goiânia. Dia 27 de fevereiro, todos no Paço Municipal,” Reforçou a Diretora Maria de Fátima Veloso.
Sindsaúde.
Organizar. Resistir. Avançar.
https://www.sindsaude.com.br/web/sindsaude-entrega-a-casa-civil-proposta-de-lei-que-inclui-acs-e-ace-no-plano-de-carreira-da-saude/