Dia do Servidor Público! Uma reflexão sobre os desafios no serviço público
No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público! A data é dedicada ao reconhecimento da atuação do funcionalismo público que ocupa papel essencial na construção de uma sociedade justa e mais digna. A celebração é mais que merecida já que servir exige dedicação, compromisso e competência.
Embora o tratamento dispensado ao servidor não tem feito jus à sua relevância, o servidor público é um grande aliado dos gestores na prestação de serviços mais eficientes à sociedade e sem os quais seria inviável atender os anseios da sociedade. Nesse contexto, vale destacar o papel dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no acesso e promoção de saúde pública aos brasileiros.
Compromissados com o bem-estar do outro, os servidores do SUS fazem da profissão uma verdadeira missão. Sem medir esforços, muitas vezes, renunciam ao próprio bem-estar para garantir um pouco mais de conforto a quem precisa.
Porém, servir ao próximo vem se tornando uma missão bastante árdua no SUS. A política governamental de austeridade imposta para corrigir erros de gestão, impactou de sobremaneira o presente e o futuro desses trabalhadores.
Forçado a se adaptar a novas leis, de repente, o funcionalismo se viu diante de perdas de direitos sem precedentes, mudanças profundas nas relações de trabalho e de uma guinada na lógica do atendimento à população. A aprovação do congelamento dos gastos em saúde e educação (EC 95) e da terceirização irrestrita são exemplos de medidas que afetam o serviço público e inviabilizam o bem servir.
Não há alternativa! É preciso resgatar o valor, o respeito e a autonomia do servidor público. Pela garantira do bem-estar do povo brasileiro, é necessário que as instituições brasileiras reconheçam a importância do servidor e assumam seu papel na defesa do serviço público de qualidade.
Somado a isso, é preciso que a categoria reconheça seu poder transformador e se torne protagonista na construção da realidade que almeja. O Sindsaúde nasceu abraçado à causa do servidor público e encampa a luta pela unidade, organização e resistência como pilares para o avanço em novas políticas de valorização do servidor público e de satisfação das demandas sociais.