Diretor do Sindsaúde e da CUT é eleito coordenador sindical regional do Dieese em Goiás

 Diretor do Sindsaúde e da CUT é eleito coordenador sindical regional do Dieese em Goiás

O diretor de comunicação do Sindsaúde, Ricardo Manzi, será o novo coordenador sindical regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Goiás, representando a CUT-Goiás. A eleição ocorreu no último dia 13, durante assembleia com os representantes das entidades filiadas. A posse será realizada em fevereiro de 2025. 

Fortalecimento

Para Ricardo Manzi que também é diretor da Fenacsaúde, a nova função reforçará o compromisso do Sindsaúde e da CUT com a luta por melhores condições de trabalho e a valorização dos servidores públicos. “O Dieese é uma referência indispensável para os trabalhadores. Ele fornece os dados e estudos que dão sustentação técnica às nossas pautas e nos ajudam a negociar de forma fundamentada e eficiente com os gestores. Assumir essa coordenação é mais um passo para fortalecer a luta em Goiás”, afirma.  

Já a supervisora técnica do Dieese – Regional Goiás, Leila Brito, destaca que a eleição de Ricardo Manzi corrobora a representatividade do Sindsaúde e da CUT-Goiás na instituição e traz a expectativa de ampliar a articulação político-sindical, integrando novas entidades. “Esperamos com isso, fortalecer a atuação regional do Dieese na busca de projetos e parcerias, possibilitando uma atuação técnica e financeira da instituição ao nível local e nacional”.

Subseção

O Sindsaúde mantém em sua sede uma subseção local do Dieese, que desempenha um papel estratégico ao fornecer estudos, levantamentos e acompanhamento de contratos. Essas análises são fundamentais para subsidiar discussões e negociações com gestores públicos, possibilitando avanços significativos na garantia de direitos trabalhistas para os filiados do Sindicato.  

Na subseção do Sindsaúde, são realizados estudos detalhados sobre indicadores fiscais estaduais e municipais, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de análises salariais para reposição de perdas, acompanhamentos sobre servidores ativos e inativos, levantamentos sobre a atuação de Organizações Sociais na gestão da saúde, atualizações de tabelas salariais e monitoramento dos repasses do Fundo Nacional de Saúde.

Os estudos sobre a LRF se destacam por oferecer análises técnicas que auxiliam o sindicato a compreender os limites financeiros dos entes públicos e a contrapor justificativas de inviabilidade econômica apresentadas pelos gestores durante negociações, fortalecendo a luta pelos direitos dos trabalhadores da saúde, explica a economista que atua na subseção”, Roberta Reis.

Em 2023, a subseção do Sindsaúde produziu 132 trabalhos técnicos. Os entes responsáveis pelas maiores demandas foram o Estado de Goiás (19,70% ou 26 atendimentos), os municípios de Goiânia (19,70% ou 26 atendimentos), Anápolis (9,09% ou 12 atendimentos) e Senador Canedo-GO (5,30% ou 7 atendimentos). A subseção atendeu, também, as demandas de assuntos relacionados a outros municípios goianos.

O Dieese

Criado em 1955, o Dieese é amplamente reconhecido como uma ferramenta essencial para embasar as reivindicações dos trabalhadores. Sua atuação nas áreas de assessoria, pesquisa e educação engloba temas cruciais como emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.  

Com credibilidade nacional e internacional, o Dieese tem contribuído para a luta dos trabalhadores em todo o Brasil. Sua parceria com as entidades sindicais, como o Sindsaúde, fortalece a construção de estratégias e ações em defesa dos direitos dos trabalhadores.  

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud