Diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva, participa de oficina em Brasília para planejamento e implementação do EdPopSUS e AgPopSUS

 Diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva, participa de oficina em Brasília para planejamento e implementação do EdPopSUS e AgPopSUS

Nessa última segunda-feira (19), a diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva, esteve em Brasília na oficina de planejamento e implementação do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) e do Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadoras Populares de Saúde (AgPopSUS).

Com a retomada da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde reestabeleceu o EdPopSUS em sua terceira edição. A iniciativa se trata do Curso de Educação Popular em Saúde que visa promover a construção coletiva do conhecimento voltado à saúde por intermédio do diálogo entre saberes.

Já o AgPopSUS foi lançado pelo Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção Primária à Saúde (Saps), em parceria com movimentos sociais populares, com o objetivo de fortalecer a participação popular em saúde e ações da sociedade em defesa do SUS, prevendo a formação de 11 mil agentes populares em saúde.

Planejamento e Implementação

Segundo a diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva, o desenvolvimento do EdPopSUS será alinhado com os Agentes de Saúde e de Combate às Endemias (ACS e ACE), juntamente com os agentes populares em saúde.

“Um dos pontos de destaque foi apresentação da possibilidade de haver um pós-técnico do Programa Mais Saúde com Agente, colocando o EdPopSUS com uma disciplina a ser oferecida. No entanto, alguns desafios também foram questionados, como a liberação dos trabalhadores para realizar a formação e a possível participação de todos os profissionais da atenção primária”, explica Elaine.

“A oficina foi muito importante para abordar as perspectivas do EdPopSUS e do AgPopSUS, como questões de lideranças nos territórios e a pedagogia do cuidado, propondo uma reflexão dos objetivos a serem alcançados com a execução desses programas que contribuem diretamente com o desenvolvimento da saúde pública com base na educação”, destaca a diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud