Diretoras do Sindsaúde, Elaine Silva e Sirley Braga, tomam posse como representantes dos(as) trabalhadores(as) no Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo
Nesta quarta-feira (11), o Sindsaúde/GO fortaleceu sua presença no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) com a posse das diretoras Elaine Silva e Sirley Braga no Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo. Elaine, que também é diretora da Fenasce, assume como titular e Sirley, que também integra o Fórum Nacional da Enfermagem, como suplente do segmento trabalhador.
A diplomação ocorreu durante a 2ª Reunião Ordinária de 2026 e contou com a presença da secretária de Saúde, Verônica Savattin; da vice-prefeita, Salma Bahia; e a primeira dama de Senador Canedo, Simone Assis.
O controle social é um dos pilares do SUS e assegura a participação direta da sociedade na formulação, acompanhamento e fiscalização das ações de saúde. Por isso, a participação de representante comprometidas com a defesa dos trabalhadores e do SUS no Conselho Municipal de Saúde é fundamental para influenciar as decisões sobre políticas públicas de saúde considerando a realidade de quem atua diariamente na linha de frente do atendimento à população.
Para Elaine Silva, assumir a titularidade é uma responsabilidade coletiva. “Estar no Conselho Municipal de Saúde é garantir que a voz dos trabalhadores e trabalhadoras seja ouvida nos espaços onde as decisões são tomadas. O controle social é fundamental para defender o SUS público, universal e de qualidade, e para lutar por condições dignas de trabalho e atendimento à população”, afirmou Elaine.
Já Sirley Braga reforça o papel político da representação. “A participação dos trabalhadores no controle social fortalece o SUS e a democracia. Nosso compromisso é acompanhar, fiscalizar e contribuir para que as políticas de saúde atendam às necessidades reais da população e de quem constrói o SUS todos os dias”, destacou Sirley.
O Sindsaúde reafirma que a ocupação desses espaços é fruto da organização e da luta coletiva da categoria. Estar nos conselhos de saúde é disputar rumos, defender direitos e garantir que o SUS continue sendo um patrimônio do povo brasileiro.
