Diretoras do Sindsaúde, Elaine Silva e Sirley Braga, tomam posse como representantes dos(as) trabalhadores(as) no Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo

 Diretoras do Sindsaúde, Elaine Silva e Sirley Braga, tomam posse como representantes dos(as) trabalhadores(as) no Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo

Nesta quarta-feira (11), o Sindsaúde/GO fortaleceu sua presença no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) com a posse das diretoras Elaine Silva e Sirley Braga no Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo. Elaine, que também é diretora da Fenasce, assume como titular e Sirley, que também integra o Fórum Nacional da Enfermagem, como suplente do segmento trabalhador.

A diplomação ocorreu durante a 2ª Reunião Ordinária de 2026 e contou com a presença da secretária de Saúde, Verônica Savattin; da vice-prefeita, Salma Bahia; e a primeira dama de Senador Canedo, Simone Assis.

O controle social é um dos pilares do SUS e assegura a participação direta da sociedade na formulação, acompanhamento e fiscalização das ações de saúde. Por isso, a participação de representante comprometidas com a defesa dos trabalhadores e do SUS no Conselho Municipal de Saúde é fundamental para influenciar as decisões sobre políticas públicas de saúde considerando a realidade de quem atua diariamente na linha de frente do atendimento à população.

 Para Elaine Silva, assumir a titularidade é uma responsabilidade coletiva. “Estar no Conselho Municipal de Saúde é garantir que a voz dos trabalhadores e trabalhadoras seja ouvida nos espaços onde as decisões são tomadas. O controle social é fundamental para defender o SUS público, universal e de qualidade, e para lutar por condições dignas de trabalho e atendimento à população”, afirmou Elaine.

 Já Sirley Braga reforça o papel político da representação. “A participação dos trabalhadores no controle social fortalece o SUS e a democracia. Nosso compromisso é acompanhar, fiscalizar e contribuir para que as políticas de saúde atendam às necessidades reais da população e de quem constrói o SUS todos os dias”, destacou Sirley.

O Sindsaúde reafirma que a ocupação desses espaços é fruto da organização e da luta coletiva da categoria. Estar nos conselhos de saúde é disputar rumos, defender direitos e garantir que o SUS continue sendo um patrimônio do povo brasileiro.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud