Em parceria com Sindsaúde e MPT, Fiocruz vai realizar curso de vigilância em saúde do trabalhador em Senador Canedo

 Em parceria com Sindsaúde e MPT, Fiocruz vai realizar curso de vigilância em saúde do trabalhador em Senador Canedo

O curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, cujo objetivo é contribuir com a formação dos servidores da saúde do município de Senador Canedo, será realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do dia 27 de abril ao dia 24 de junho.

Leia também: Lei que indeniza profissionais de saúde incapacitados pela covid-19 é sancionada

A formação será ofertada gratuitamente na modalidade EAD e terá carga-horária de 60h com certificação. As inscrições serão realizadas pelo site do Sindsaúde (www.sindsaude.com.br) entre os dias 1º e 25 de abril. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas.

Abertura

A abertura do curso será no dia 27 de abril com um webinário. Já a primeira oficina será realizada no dia 29 de abril com o tema “Vida no Hospital e suas conexões com o sistema de saúde em especial com a Atenção Primária à Saúde”.

Iniciativa

O projeto surgiu da iniciativa do Sindsaúde com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) acabou gerando uma multa cujo valor foi aplicado na atividade formativa, sob a responsabilidade do Sindsaúde Goiás, em parceria com a Fiocruz e MPT/GO.

Condições de trabalho inadequadas, aumento exponencial de riscos ocupacionais no trabalho em saúde no contexto da pandemia da Covid-19 e a fragilidade dos sistemas de proteção à saúde dos trabalhadores e necessidade de uma política de vigilância em saúde do trabalhador da saúde no município de Senador Canedo contaram no momento de definir a atividade formativa.

Estratégias

O curso será realizado por meio de 8 oficinas temáticas, uma por semana, com duração de duas horas e contará com trabalho em grupo. A formação será voltada preferencialmente para filiados ao Sindsaúde e participantes de ações sindicais de qualquer categoria, sejam, serviços de limpeza, administrativo, médicos, enfermeira ou qualquer outro trabalhador.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud