Enfermagem define novas mobilizações para pressionar por aprovação do piso salarial; veja quais são

 Enfermagem define novas mobilizações para pressionar por aprovação do piso salarial; veja quais são

Por meio de uma assembleia virtual conjunta realizada na quarta-feira (30) pelo Sindsaúde-GO e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg), os profissionais definiram uma série de mobilizações para intensificar a pressão pela aprovação do PL 2564/20 (piso salarial) que tramita na Câmara dos Deputados.

Entre as deliberações – feitas em consonância com o Fórum Nacional da Enfermagem coordenado pela dirigente da CNTSS/CUT, Líbia Bellusci – ficou acertada a realização de uma campanha com os parlamentares goianos em que será solicitado que cada um grave um vídeo manifestando seu apoio à aprovação do PL. Os mesmos também serão convidados a participar da realização de uma live, às 14h, no dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) sobre a importância da enfermagem para a população.

Também ficou acertada a criação de um produto publicitário para dialogar com a população. “A ideia é mostrarmos a realidade de um profissional de enfermagem. A rotina dele, o duplo ou triplo vínculo, as dificuldades enfrentadas no cotidiano entre outras. Esses profissionais são trabalhadores comuns com famílias e que precisam de condições de trabalho adequadas, respeito e valorização profissional”, lembra a presidente do Sieg, Roberta Rios.    

Ainda durante a assembleia, o diretor do Sindsaúde-GO e titular da Comissão de Política Parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem — 30 Horas, Erivânio Herculano, compartilhou com os participantes as deliberações do Fórum Nacional para as próximas semanas. Manter um grupo de dirigentes mobilizados em Brasília para acompanhar a tramitação do PL é uma delas.

Semanas decisivas

Com muito esforço e pressão, conseguimos que fosse aprovado o requerimento de urgência para acelerar a tramitação do PL 2564/20. Agora, a nossa luta continua para conquistarmos a aprovação definitiva. As próximas semanas serão decisivas para o futuro de cerca de 2,5 milhões de trabalhadores. Toda contribuição nesse sentido será bem-vinda”, frisa Erivânio.

Com a aprovação de um requerimento de urgência aprovado pelo plenário da Câmara no dia 22 de março graças à pressão do Sindsaúde, Sieg e de outras entidades representativas da enfermagem, a expectativa é que a votação definitiva do projeto aconteça até o fim de abril.

Informes

Ainda durante a assembleia conjunta foi informado que, no dia 7 de abril, às 9h, os profissionais da saúde vão realizar na Câmara Municipal de Goiânia, uma assembleia geral. Na pauta, estarão o lançamento da Campanha Nacional em Defesa do SUS e reivindicações da categoria como a data-base, progressão, quinquênio, plano de carreira dos agentes, condições de trabalho, defesa SUS (contra a privatização) entre outros direitos. A aprovação do Mérito do PL 2564/2020 também será pauta da assembleia. 

Outro informe foi feito pela representante do Sienf foi de que está sendo construído também para o dia 7 de abril, às 8h, um ato em frente ao prédio da antiga Assembleia Legislativa de Goiás (ao lado do Bosque dos Buritis), em Goiânia.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud