ESTADO: servidores da SES farão ato na quarta (20) para cobrar valorização da categoria
Está marcado para quarta-feira (20), às 9h, em frente ao Centro Administrativo (Palácio Pedro Ludovico Teixeira), um ato dos servidores estaduais da saúde. A categoria reivindica o realinhamento da tabela salarial, o pagamento da data-base, restabelecimento dos percentuais originais da gratificação de insalubridade, entre outros.
“Apesar dos obstáculos, os trabalhadores da saúde têm permanecido na linha de frente do atendimento sem recuar. A categoria tem se sacrificado bastante e está na hora do governador garantir condições de trabalho adequadas e a valorização profissional necessária. A expectativa dos servidores foi grande com a mudança de governo, mas até o momento nada mudou infelizmente”, ressalta o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.
A categoria acumula uma defasagem de 68,52% com o não pagamento da reposição salarial de (data-base) dos anos de 2007 a 2010 e de 2015 a 2020. Outra reivindicação é o cumprimento integral da Lei do Plano de Cargos e Remuneração (PCR Lei nº 18.464/2014). Nos últimos anos, os servidores tiveram perdas em relação à gratificação de produtividade e quanto ao adicional de insalubridade.
Previdência
Outra reivindicação do Sindsaúde é a suspensão da cobrança que passou a incidir sobre o salário dos servidores aposentados com a aprovação da Reforma da Previdência Estadual apresentada pelo Governo de Goiás, Ronaldo Caiado, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no fim de 2019 (EC 65/2019).
Condições de trabalho
Além dos direitos trabalhistas, enfermeiros, técnicos, auxiliares, farmacêuticos, entre outros profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde cobram garantia do fornecimento adequado dos Equipamentos de Proteção Individual, insumos para o atendimento e a diminuição da sobrecarga de trabalho.