Frentes Parlamentares em defesa dos ACS/ACE e pela Aplicação do Piso da Enfermagem realizam Seminários Regionais com apoio do Sindsaúde em Campos Belos e Alvorada do Norte

 Frentes Parlamentares em defesa dos ACS/ACE e pela Aplicação do Piso da Enfermagem realizam Seminários Regionais com apoio do Sindsaúde em Campos Belos e Alvorada do Norte

Nas últimas segunda-feira (16) e terça-feira (17), as Frentes Parlamentares em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e pela Aplicação do Piso da Enfermagem, coordenadas pelo deputado Mauro Rubem com apoio do Sindsaúde, realizaram Seminários Regionais nos municípios de Campos Belo e Alvorada do Norte, respectivamente.

As iniciativas foram tiveram como eixo principal os temas: “A valorização e a importância do trabalho dos ACSs e ACEs dentro da atenção primária à saúde e da vigilância sanitária” e “A valorização e a importância do trabalho da enfermagem para a saúde pública e para o SUS”. O objetivo dos Seminários foi debater pautas fundamentais que visam fortalecer o SUS, a luta coletiva, a valorização e a garantia de direitos das categorias.

Durante os encontros, o deputado Mauro Rubem destacou que as ações reafirmam o compromisso das Frentes Parlamentares com os ACSs/ACEs e a Enfermagem na luta pela valorização do servidor público e do SUS. “Garantir condições dignas de trabalho é garantir um SUS forte, público e de qualidade para toda a população. Essa luta é coletiva, é pela saúde e pela vida”, enfatizou.  O deputado também manifestou preocupação com as tentativas de privatização da saúde por meio da gestão de Organizações Sociais (OS) e com a precarização das relações de trabalho por meio da pejotização.

Nas ocasiões, a presidente do Sindsaúde Goiás, Neia Vieira, reforçou a importância da desprecarização das relações de trabalho no SUS. “Defendemos a realização de concursos públicos, a garantia de estabilidade e a implantação de planos de cargos, carreiras e salários. Valorização profissional passa também pela consciência política: toda conquista vem da luta coletiva, com formação e conhecimento”, ressaltou. Néia também enfatizou a importância da disseminação de informações corretas para que os profissionais da enfermagem possam se unir na luta por seus direitos diante das autoridades públicas e do setor privado, contribuindo também para a melhoria da qualidade do atendimento à população.

Já o vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, destacou os principais projetos pela valorização dos ACSs e ACEs que estão em tramitação, como a aposentadoria especial, integral e paritária, e também a importância da categoria diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de insumos nas unidades e as condições precárias de trabalho. “Somos o braço do SUS, visitamos as casas, conhecemos as famílias e suas necessidades de perto. Mesmo com dificuldades, buscamos sempre oferecer o melhor atendimento à comunidade”, afirmou.

Sirley Braga, diretora do Sindsaúde-GO e integrante do Fórum Nacional da Enfermagem, também contribuiu defendendo a dignidade e o reconhecimento dos profissionais de saúde. Sirley Braga falou sobre os desafios na luta pela valorização dos profissionais da enfermagem e reforçou a necessidade de correção das injustiças relacionadas ao piso nacional da categoria, abordando a PEC 19 e a defesa da jornada de 30 horas semanais.

Os Seminários Regionais contaram ainda com os palestrantes, Marcelo Marques de Lima, representante do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS); e Luís Cláudio Souza, presidente da Fenasce.

Além dos trabalhadores, trabalhadoras e demais autoridades, também participaram representando o Sindsaúde a diretora Marlene Soares; a diretora estadual e regional, Noêmia Gonçalves; os diretores regionais Maria Vieira e Irene Pereira; e o assessor político sindical Saulo Reis.

Os seminários foram encerrados com a elaboração de propostas que serão encaminhadas aos governos estadual e federal, com vistas à valorização contínua dos ACSs/ACEs e da Enfermagem, que são profissionais fundamentais para o funcionamento da Atenção Primária à Saúde e a consolidação de um SUS de qualidade no país.

Assista aos Seminários Regionais na íntegra disponíveis nos links abaixo:

Campos Belos –> https://youtu.be/Gjat40Ip5uQ

Alvorada do Norte -> https://youtu.be/FZ1pcIsg8ns

A Frente Parlamentar em Defesa dos ACSs e ACEs é formada pelos seguintes deputados: Mauro Rubem (PT) – coordenador; André do Premium (Avante) – vice; Antônio Gomide (PT); Bia de Lima (PT); Cairo Salim (PSD); Coronel Adailton (SD); Gustavo Sebba (PSDB); Major Araújo (PL); Rosângela Rezende (Agir); e Talles Barreto (UB).

A Frente Parlamentar pela Aplicação do Piso da Enfermagem é composta pelos parlamentares: Mauro Rubem (PT); Antônio Gomide (PT); Bia de Lima (PT), Clécio Alves (Republicanos), Dr. George Morais (PDT), Gugu Nader (Avante), Issy Quinan (MDB), José Machado (PSDB), Karlos Cabral (PSB), Rosângela Rezende (Agir), Virmondes Cruvinel (UB).

*com informações da assessoria do deputado Mauro Rubem/Alego

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud