Frentes Parlamentares em defesa dos ACS/ACE e pela Aplicação do Piso da Enfermagem realizam Seminários Regionais com apoio do Sindsaúde em Campos Belos e Alvorada do Norte
Nas últimas segunda-feira (16) e terça-feira (17), as Frentes Parlamentares em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e pela Aplicação do Piso da Enfermagem, coordenadas pelo deputado Mauro Rubem com apoio do Sindsaúde, realizaram Seminários Regionais nos municípios de Campos Belo e Alvorada do Norte, respectivamente.
As iniciativas foram tiveram como eixo principal os temas: “A valorização e a importância do trabalho dos ACSs e ACEs dentro da atenção primária à saúde e da vigilância sanitária” e “A valorização e a importância do trabalho da enfermagem para a saúde pública e para o SUS”. O objetivo dos Seminários foi debater pautas fundamentais que visam fortalecer o SUS, a luta coletiva, a valorização e a garantia de direitos das categorias.
Durante os encontros, o deputado Mauro Rubem destacou que as ações reafirmam o compromisso das Frentes Parlamentares com os ACSs/ACEs e a Enfermagem na luta pela valorização do servidor público e do SUS. “Garantir condições dignas de trabalho é garantir um SUS forte, público e de qualidade para toda a população. Essa luta é coletiva, é pela saúde e pela vida”, enfatizou. O deputado também manifestou preocupação com as tentativas de privatização da saúde por meio da gestão de Organizações Sociais (OS) e com a precarização das relações de trabalho por meio da pejotização.

Nas ocasiões, a presidente do Sindsaúde Goiás, Neia Vieira, reforçou a importância da desprecarização das relações de trabalho no SUS. “Defendemos a realização de concursos públicos, a garantia de estabilidade e a implantação de planos de cargos, carreiras e salários. Valorização profissional passa também pela consciência política: toda conquista vem da luta coletiva, com formação e conhecimento”, ressaltou. Néia também enfatizou a importância da disseminação de informações corretas para que os profissionais da enfermagem possam se unir na luta por seus direitos diante das autoridades públicas e do setor privado, contribuindo também para a melhoria da qualidade do atendimento à população.
Já o vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, destacou os principais projetos pela valorização dos ACSs e ACEs que estão em tramitação, como a aposentadoria especial, integral e paritária, e também a importância da categoria diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de insumos nas unidades e as condições precárias de trabalho. “Somos o braço do SUS, visitamos as casas, conhecemos as famílias e suas necessidades de perto. Mesmo com dificuldades, buscamos sempre oferecer o melhor atendimento à comunidade”, afirmou.
Sirley Braga, diretora do Sindsaúde-GO e integrante do Fórum Nacional da Enfermagem, também contribuiu defendendo a dignidade e o reconhecimento dos profissionais de saúde. Sirley Braga falou sobre os desafios na luta pela valorização dos profissionais da enfermagem e reforçou a necessidade de correção das injustiças relacionadas ao piso nacional da categoria, abordando a PEC 19 e a defesa da jornada de 30 horas semanais.
Os Seminários Regionais contaram ainda com os palestrantes, Marcelo Marques de Lima, representante do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS); e Luís Cláudio Souza, presidente da Fenasce.
Além dos trabalhadores, trabalhadoras e demais autoridades, também participaram representando o Sindsaúde a diretora Marlene Soares; a diretora estadual e regional, Noêmia Gonçalves; os diretores regionais Maria Vieira e Irene Pereira; e o assessor político sindical Saulo Reis.
Os seminários foram encerrados com a elaboração de propostas que serão encaminhadas aos governos estadual e federal, com vistas à valorização contínua dos ACSs/ACEs e da Enfermagem, que são profissionais fundamentais para o funcionamento da Atenção Primária à Saúde e a consolidação de um SUS de qualidade no país.















Assista aos Seminários Regionais na íntegra disponíveis nos links abaixo:
Campos Belos –> https://youtu.be/Gjat40Ip5uQ
Alvorada do Norte -> https://youtu.be/FZ1pcIsg8ns
A Frente Parlamentar em Defesa dos ACSs e ACEs é formada pelos seguintes deputados: Mauro Rubem (PT) – coordenador; André do Premium (Avante) – vice; Antônio Gomide (PT); Bia de Lima (PT); Cairo Salim (PSD); Coronel Adailton (SD); Gustavo Sebba (PSDB); Major Araújo (PL); Rosângela Rezende (Agir); e Talles Barreto (UB).
A Frente Parlamentar pela Aplicação do Piso da Enfermagem é composta pelos parlamentares: Mauro Rubem (PT); Antônio Gomide (PT); Bia de Lima (PT), Clécio Alves (Republicanos), Dr. George Morais (PDT), Gugu Nader (Avante), Issy Quinan (MDB), José Machado (PSDB), Karlos Cabral (PSB), Rosângela Rezende (Agir), Virmondes Cruvinel (UB).
*com informações da assessoria do deputado Mauro Rubem/Alego