GOIÂNIA: Sindsaúde promove ação para garantir enquadramento do piso nacional na tabela de progressão de 3% dos ACS e ACE
O Sindsaúde realizou na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), uma ação com os Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), com objetivo de assegurar o enquadramento do piso nacional na tabela de progressão mantendo o percentual de 3%, garantir o pagamento retroativo da progressão e o recebimento do quinquênio, dentre outros direitos.
“Na prática, a ação consiste em garantir que os vencimentos dos agentes não sejam reduzidos em razão da alteração do plano de carreira da categoria ocorrida em dezembro, que reduziu a porcentagem da progressão na carreira de 3% para 1% entre as referências. Também será pedido a restituição dos valores retroativos a maio de 2022 decorrentes do não pagamento do piso nacional” detalha o advogado Henrique Rodrigues.
Na ocasião, muitos agentes estiveram na sede do Sindsaúde para preencher a documentação necessária. “Estamos promovendo uma ação judicial junto ao nosso departamento jurídico para requerer esse direito. Qualquer dúvida mediante à ação, poderá ser sanada comigo, ou com os diretores Willian Matheus e Bruna Isecke”, explica o diretor do Sindsaúde e da Fenasce, Aliandro Paulo.
Aqueles que ainda desejarem participar dessa ação podem procurar o departamento jurídico do Sindsaúde a partir do dia 1º de fevereiro, quando o departamento retornará do recesso e terá início a segunda etapa de atendimento.