GoiasPrev volta a realizar recadastramento obrigatório a partir de 1º de julho; Confira o cronograma
A Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, a partir do dia 1º de julho, conforme a Portaria Nº 850, de 21 de junho de 2021, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar. A regularização será feita por agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.
O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados, fraudes, por exemplo) e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt-Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e interior do Estado.
Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que estão acamados ou com comorbidades comprovadas e para os que moram fora do Estado e do país e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.
Veja o cronograma
Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:
Goiasprev: Atendimento somente por vídeoconferência.
Essa modalidade será exclusiva para: pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país.
O agendamento será realizado, após o envio da documentação exigida para o e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br, o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.
Deverão ser enviados os seguintes dados:
1. Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;
2. Identidade frente e verso;
3. Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;
4. Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.
A Goiasprev esclarece ainda, que para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, permanece a opção do kit de recadastramento no site https://www.goiasprev.go.gov.br , os quais deverão ser devidamente preenchidos e enviados pelos correios.
Mais informações pelos fones:
Tel: (62) 98295-0319 (WhatsApp) – Atendimento on-line por mensagem de texto
Tel: (62) 98295-7789 9h ás 12h30 / 13h30 ás 18h
Tel: (62) 98303-4851 – 8h ás 11h30 / 12h30 ás 17h
Fonte: www.goiasprev.go.gov.br