Grupo de Trabalho do Fórum das Centrais Sindicais discute ameaças ao serviço público

 Grupo de Trabalho do Fórum das Centrais Sindicais discute ameaças ao serviço público

 O Grupo de Trabalho (GT) do Fórum das Centrais Sindicais se reuniu nesta terça-feira (21), em Brasília, para debater os preocupantes ataques à carreira de servidor público e a ameaça de privatização desse serviço.

Técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentaram dados demonstrando que a cada ano que passa estão ocorrendo menos concursos públicos para áreas que mais empregam, como a saúde e a educação. Dessa forma, o número de concursados brasileiros tem ficado abaixo de outros países sul americanos e europeus.

Perante esse cenário, o secretário de Relações de Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, Sérgio Antiqueira, propôs tomar iniciativa unificada de defesa dos servidores. Ele informou a importância de uma comunicação eficiente sobre a violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, que chegue a todos os cantos do país.

Outro tema discutido foi a a regulamentação da norma 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT) que assegura a liberdade sindical aos servidores públicos. Segundo dirigentes presentes na reunião, sem essa segurança para os trabalhadores, prefeitos e governadores tem maior liberdade de impedir que seus servidores possam lutar em sindicatos por direitos como os salários pagos em dias.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud