Mais de 900 profissionais de saúde já foram contaminados pelo novo coronavírus em Goiás
*Publicada em 10.06.2020 às 16h21
Dados do Governo de Goiás divulgados no painel da Covid-19 mostram que o Estado já ultrapassou o número de 900 profissionais de saúde contaminados pelo novo coronavírus. Até a tarde desta quarta-feira (10), a plataforma apontava 921 trabalhadores do setor foram infectados e 6 vieram a óbito pela Covid-19.
O número corresponde a 12,7% do total de casos confirmados em Goiás (7.271). Técnicos e auxiliares de enfermagem têm sido os mais atingidos somando 499 contaminados. Aparecem em seguida os enfermeiros (171), médicos (149), outros trabalhadores da saúde (116), Administrativos (48), fisioterapeutas (38).
O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, considerados a situação extremamente preocupante. Ele reitera que é preciso reforçar as medidas de proteção a esses profissionais com oferta de EPI’s adequado e em quantidade suficientes. Manzi ressalta que é obrigatória a testagem de todos profissionais de saúde conforme decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Ainda de acordo com o presidente, o Sindsaúde tem cobrado das autoridades o mesmo tratamento dispensados a outros servidores como o afastamento em caso de comorbidades ou por estarem no grupo de risco e a realização de procedimentos de limpeza terminal e desinfecção predial. “Outra medida imprescindível é o isolamento social. Com menor propagação do vírus, certamente teremos menos doentes nos hospitais”, enfatiza.