MPGO recomenda suspensão de concurso público em Aparecida de Goiânia

 MPGO recomenda suspensão de concurso público em Aparecida de Goiânia

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano da Silva, a suspensão imediata do Edital nº 3/2024 devido a irregularidades. O edital refere-se a um concurso para preencher 6.064 vagas em diversos níveis de escolaridade na administração municipal. A suspensão deve durar até a conclusão da investigação do MPGO sobre as ilegalidades apontadas.

Organizado pelo Instituto Access e acompanhado por uma comissão especial, o concurso visa atender várias secretarias municipais. A recomendação surgiu após uma denúncia anônima que levou a promotoria a iniciar uma investigação.

Entre as irregularidades estão a exigência inadequada de qualificação para o cargo de auditor fiscal geral e a falta de especificação de vagas para a Vigilância Sanitária, desconsiderando a necessidade de profissionais de saúde específicos. Além disso, os conhecimentos exigidos para o cargo de auditor fiscal são considerados superficiais, não cobrindo legislação relevante ao SUS e à Vigilância Sanitária, como exige a Lei Complementar nº 212/2023.

Sindsaúde

Para o Sindsaúde, outros pontos do edital também são questionáveis. Depois de cobrar do Executivo municipal, o Sindicato levou ao conhecimento do MP, por exemplo, a necessidade de aumentar o número vagas ofertadas para profissionais da saúde nesse certame, visto que, os serviços de saúde ficariam prejudicados por falta de pessoal.   

Em julho, o Sindicato também solicitou ao Instituto Access, a impugnação do edital apontando que o documento não atendia o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Lei Complementar de Aparecida de Goiânia nº 085 de 2014). O salário informado para o cargo de Auditor do Sistema de Saúde – Enfermeiro, por exemplo, é pouco mais da metade do que é previsto pela lei para profissionais dessa categoria no início de carreira.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud