Mudança em escala de trabalho preocupa servidores da saúde
O Sindsaúde, o Sindicato dos Enfermeiros e o Soego, se reuniram, na tarde de ontem (1), com os trabalhador@s da Estratégia Saúde da Família do município de Goiânia para discutir uma saída para o impasse. As mudanças na escala de trabalho foram consideradas abruptas pelos servidor@s e causaram indignação.
Na próxima sexta-feira (3), o Sindsaúde e uma comissão de trabalhador@s tentarão se reunir com a gestão. O objetivo é construir uma alternativa. Ficou decidido que a categoria não acatará a decisão sem, antes, dialogar com a Secretaria Municipal de Saúde.
Entenda o caso
Os servidor@s que, por meio de um acordo proposto pela SMS, cumpriam uma jornada de 30 horas durante a semana e 10 horas nos finais de semana, agora terão que cumprir 40 horas semanais (segunda a sexta). O escalonamento permitia que as equipes se revezassem a cada 6 horas oferecendo atendimento 12 horas diárias.
A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, enfatiza que o Sindsaúde buscará o diálogo com a prefeitura e acredita que é possível construir uma saída para que servidor@s e a população não fiquem prejudicados.
Flaviana explica “que faltou planejamento por parte da SMS e que o SUS não é feito com decisões arbitrárias. Acreditamos que essas mudanças precisam ser planejadas e construídas com a categoria”.