Nota de posicionamento

 Nota de posicionamento
*Publicada em 21.12.2018 às 11h16

Em face da nota publicada na coluna “Fio Direto” na edição de quinta-feira (20) do jornal Diário da Manhã na qual afirmou-se que os servidores comissionados estaduais “são os que verdadeiramente trabalham”, o Sindicato dos Trabalhador@s do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) vem a público, manifestar seu repúdio a tal afirmação.

Além disso, a nota ainda rotula injustamente os servidor@s efetivos uma vez que justifica a afirmação alegando que os “concursados” são “acomodados” porque “estão garantidos por lei”.

Apesar da tentativa de suavizar o discurso acrescentando que há “exceções”, as afirmações são mais que desrespeitosas. Elas são extremante preocupantes não apenas porque desmerecem o trabalho do servid@r público devidamente qualificado para sua função, mas porque deixa de reconhecer a importância de se garantir a estabilidade no serviço público.

Posicionamentos retrógrados como esses contribuem tão somente para construir erroneamente no imaginário social o conceito de que ser servid@r público, é gozar de privilégios.

Aliás, privilégio é algo que os servidor@s públicos da saúde desconhecem, visto que em Goiás, os direitos constitucionais básicos, sequer, estão sendo respeitados. O descumprimento da data-base e as condições precárias de trabalho são exemplos explícitos desse desrespeito.

Portanto, o Sindsaúde/GO reitera que tão importante quanto o papel do servid@r púbico em nossa sociedade visto como um pilar democrático, é a sua valorização. Garantir sua autonomia é assegurar o fortalecimento da fiscalização do poder público para a construção de uma sociedade melhor.

 

Ricardo Manzi
VICE-PRESIDENTE DO SINDSAÚDE/GO

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud