NOTA EM APOIO AOS ACS DO CEARÁ

 NOTA EM APOIO AOS ACS DO CEARÁ

O Sindsaúde Goiás manifesta solidariedade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) recebidos com violência pelo governador Elmano de Freitas em passeata pacífica realizada pela categoria ontem (13).

Cerca de 2 mil ACS, principalmente mulheres e idosos, caminharam até a sede do governo estadual para exigir direitos básicos, como o vale-alimentação, e de valorização da categoria, como a Gratificação de Desempenho de Incentivo (GDI).

Como recomendam as boas práticas, o grupo de trabalhadores e trabalhadoras procurou diálogo com o governo e, ao pisar na porta do palácio, sofreu ataques com spray de pimenta. Além disso, houve agressão física e tentativa de prisão contra os participantes do ato.
Outro ponto é que uma comissão de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras reunidas foi escolhida para dialogar com o governador, porém não foi recebida.

O governo falha não só em ignorar os direitos da categoria, como também desrespeita o direito constitucional à dignidade, que garante a todos o tratamento com respeito, igualdade e liberdade. Por isso, manifestamos preocupação com o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde diante de Estado que descumpre direitos estabelecidos em lei e passa por cima das lutas sindicais, indispensáveis para fiscalizar e garantir condições de trabalhos humanizadas.

Nossa solidariedade a todos os ACS, e que esse episódio não os desestimule a lutar pelos próprios direitos, muito pelo contrário, que os motive a lutar para que sempre sejam recebidos de portas abertas!

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud