NOTA EM APOIO AOS ACS DO CEARÁ
O Sindsaúde Goiás manifesta solidariedade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) recebidos com violência pelo governador Elmano de Freitas em passeata pacífica realizada pela categoria ontem (13).
Cerca de 2 mil ACS, principalmente mulheres e idosos, caminharam até a sede do governo estadual para exigir direitos básicos, como o vale-alimentação, e de valorização da categoria, como a Gratificação de Desempenho de Incentivo (GDI).
Como recomendam as boas práticas, o grupo de trabalhadores e trabalhadoras procurou diálogo com o governo e, ao pisar na porta do palácio, sofreu ataques com spray de pimenta. Além disso, houve agressão física e tentativa de prisão contra os participantes do ato.
Outro ponto é que uma comissão de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras reunidas foi escolhida para dialogar com o governador, porém não foi recebida.
O governo falha não só em ignorar os direitos da categoria, como também desrespeita o direito constitucional à dignidade, que garante a todos o tratamento com respeito, igualdade e liberdade. Por isso, manifestamos preocupação com o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde diante de Estado que descumpre direitos estabelecidos em lei e passa por cima das lutas sindicais, indispensáveis para fiscalizar e garantir condições de trabalhos humanizadas.
Nossa solidariedade a todos os ACS, e que esse episódio não os desestimule a lutar pelos próprios direitos, muito pelo contrário, que os motive a lutar para que sempre sejam recebidos de portas abertas!