Prefeito de Goiânia fala sobre aplicação do piso salarial para ACS e ACE
Na manhã desta terça-feira (16), a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, e o diretor Willian Matheus, reivindicaram do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a aplicação do piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) em Goiânia. O encontro ocorreu quando o gestor visitava o Centro de Zoonoses.
Ao Sindsaúde, Rogério Cruz garantiu que os estudos estão sendo feitos para avaliar possíveis impactos financeiros. Apesar de destacar que sua equipe trabalha na proposta, o prefeito disse que ainda não há previsão para a aplicação do piso e que só será possível dar uma resposta quando tiver o impacto financeiro em mãos.
“Aproveitamos a ocasião para reforçar com o prefeito e com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a necessidade de o Município cumprir de imediato a EC 120, uma vez que 100% dos recursos que custeiam o piso são repassados pelo Governo Federal”, explica Néia.
Já o diretor, Willian Matheus, pontua que não vê justificativa para a morosidade na aplicação do piso (R$ 2.424) já que a EC 120 está em vigor há mais de três meses. “Esperamos que o prefeito seja sensível à nossa demanda e que assegure esse direito no contracheque de cada agente o quanto antes“.