Primeira parcela do reajuste do plano de carreira da SES está prevista para outubro

 Primeira parcela do reajuste do plano de carreira da SES está prevista para outubro

Assegurada na reestruturação do plano de carreira dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a primeira parcela do reajuste está prevista para ser concedida na folha de pagamento de outubro. A medida está na linha “b” do Anexo II da Lei 22.524, sancionada pelo governo de Goiás no início deste ano, que atendeu parcialmente às reivindicações do Sindsaúde para corrigir as perdas salariais da categoria.

Os reajustes serão aplicados em três parcelas ao salário-base. Em outubro, os percentuais concedidos serão: Fiscal (10,97%); Auditor (10,97%); Médico Regulador (20,10%); Médico e Cirurgião-Dentista (20,10%); Analista de Saúde (11,87%); e Assistente de Saúde (11,87%). As demais parcelas estão previstas para setembro de 2025 e agosto de 2026.

Alterações no plano de carreira e continuidade da luta

O novo plano de carreira trouxe mudanças significativas em relação ao PCR anterior (Lei 18.464/14). Entre as alterações, estão o aumento de 4 referências (letras P, Q, R e S) na tabela salarial, reposicionamento dos servidores em novas referências de acordo com seus vencimentos atuais, mudanças nos critérios para progressão de carreira e o aumento do percentual de progressão, que passou de 3% para 6,1%.

Os reajustes previstos até 2026 variam de 36,66% a 40% para algumas categorias, enquanto outras podem chegar a 73% e 78%. Nesse sentido, a luta do Sindicato continua para garantir a inclusão das categorias que ficaram de fora da reestruturação, definir critérios transparentes de progressão de carreira e promover a isonomia salarial dentro da lei, isto é, assegurando os mesmos percentuais para todas as categorias. O Sindsaúde segue firme na defesa dos trabalhadores da saúde e continuará cobrando justiça para todos os servidores da SES.

Para ajudar o servidor a compreender a dimensão do reajuste no salário-base, o Sindsaúde preparou uma simulação que contém a aplicação da data-base (4,62%) – concedida em maio – e a primeira parcela desse reajuste prevista para outubro. Veja como ficaria:  

Primeira parcela do reajuste do plano de carreira da SES será concedida em outubro

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud