Publicação nacional do MPT destaca denúncia do Sindsaúde sobre estratégia de precarização para privatizar saúde em Goiânia

 Publicação nacional do MPT destaca denúncia do Sindsaúde sobre estratégia de precarização para privatizar saúde em Goiânia

Revista Labor nº 13

A Revista Labor 2023/2024, publicação nacional do Ministério Público do Trabalho (MPT), abordou as condições de trabalho dos profissionais da saúde em Goiânia. A publicação trouxe uma série de reportagens sobre as ações do MPT relacionadas à falta de condições adequadas de trabalho e destacou a atuação do Sindsaúde por denunciar a precarização intencional das unidades para justificar uma possível terceirização da rede municipal de saúde.

Na reportagem intitulada “A saúde dos que cuidam da nossa saúde”, a Revista Labor trouxe um raio-x das más condições de trabalho em que estão submetidos os trabalhadores da saúde na rede municipal de Goiânia. Em sua fala, o diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi, reitera o alerta de que há uma política de sucateamento do sistema de saúde municipal para legitimar o repasse de unidades públicas para a gestão privada.

Na reportagem, Manzi ressalta ainda que, mesmo com diagnósticos e relatórios apontados pelo Conselho Municipal de Saúde e outros órgãos, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia tem agido apenas de forma reativa, respondendo a ações judiciais, principalmente do MPT, ao invés de solucionar as questões estruturais e garantir condições dignas de trabalho e atendimento à população.
Mesa de Negociação

Outra falha apontada por Manzi, foi a falta de implementação da Mesa Permanente de Negociação no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Goiânia. O dirigente explicou que a mesa é fundamental discutir condições e processos de trabalho, a saúde física e mental do trabalhador, além da qualidade de assistência ao usuário do SUS.
Ao longo de anos, o Sindsaúde tem se posicionado de forma firme e consistente na defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde e da população, denunciando a precarização e cobrando melhorias das unidades.

“Esta visibilidade em uma publicação nacional reafirma a importância do nosso trabalho na luta por uma saúde pública de qualidade e pelas condições dignas para os profissionais do SUS”, afirma Ricardo Manzi.

Confira aqui a edição da Revista Labor nº 13

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud