Reunião da Mesa de Negociação do SUS em Anápolis acontecerá mensalmente
Na última segunda-feira (3), o Sindsaúde esteve presente na primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS, na Prefeitura de Anápolis, que acontecerá mensalmente na primeira segunda-feira do mês.
Na ocasião, a diretora do Sindsaúde, Silvia Regina, reforçou a importância do estabelecimento da Mesa de Negociação para os profissionais da saúde de Anápolis. “Estabelecer um canal de diálogo é fundamental para discutirmos as necessidades do SUS e as reivindicações dos trabalhadores da saúde do município. É uma iniciativa que favorece a gestão executiva da cidade, o atendimento aos usuários do SUS e valoriza os profissionais”, afirma Silvia Regina.
Na reunião foi enfatizado a prioridade de demandas relacionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Emdemias (ACE) como o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) frente à Fundação Universitária Evangélica (Funev); a competência territorial dos Agentes diante da legislação; a chegada dos tablets prevista para o próximo semestre; a entrega dos Kits de materiais e ferramentas para os Agentes que estão participando do curso técnico; a volta do uso do E-sus para o registro dos indivíduos nas visitas domiciliares; e também a conquista dos Agentes, com a participação do Sindsaúde, para o registro do ponto eletrônico com flexibilidade na intrajornada, bem como daqueles que ainda usam o ponto manual pela Funev.
Além disso, também foi discutido outras questões acerca da competência da Funev na gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a portaria que será confeccionada para oficializar o estabelecimento da Mesa de Negociação.
Participaram da reunião a diretora de Assistência à Saúde da Semusa, Viviane Kênia; o coordenador da Atenção Básica da Semusa, Wellington Mendes; gerentes que integram a pasta da Semusa, Bruno Ryan, Isabella Hilário, Natalia Silva, Dayane Simões e Roberta de Oliveira; e as representantes da Funev, Marília Caetano; Maria Adriane; e Juliana Bittencourt. Também estiveram presentes as profissionais da saúde de Anápolis, Keila Silva; Lindalva Godoy; e Lídia Maria Santana.