Servidores da Estratégia apresentam à prefeitura de Goiânia contraproposta para escala de trabalho
Em resposta à nova escala de trabalho de 8h diária sugerida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os servidores que atuam no Programa Estratégia Saúde da Família de Goiânia encaminharam à gestão uma contraproposta. A proposta permitirá que as equipes se revezem a cada 6 horas oferecendo atendimento de 12 horas diárias à população.
Nela, as equipes propuseram um expediente de 6h diária no horário matutino ou vespertino, com dois contraturnos de 4 horas diária durante a semana, e três contraturnos de 4h a cada 15 dias. A sugestão foi apresentada durante assembleia realizada na última terça-feira (20), na Câmara Municipal.
Os servidor@s que, por meio de um acordo proposto pela SMS, cumpriam uma jornada de 40 horas semanais distribuídas em 3 turnos de 6h e 2 contraturnos de 11h, foram comunicados de que teriam que começar a cumprir imediatamente as 40 horas semanais (segunda a sexta) em turnos de 8h.
Diante da mudança abrupta a qual os trabalhadores estavam sendo submetidos. Em agosto, o Sindsaúde em conjunto com outras solicitou um prazo para construir uma alternativa. A SMS recuou temporariamente da ideia.
Na assembleia de terça-feira, os trabalhadores encaminharam a sugestão à Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS. A próxima reunião da Mesa está agendada para a segunda terça-feira (11) do mês de dezembro, ainda sem local e horário definidos.