Servidores da saúde de Aparecida de Goiânia agendam passeata para a próxima sexta (11)
Nesta terça-feira (8), durante mobilização da categoria, os servidores da rede municipal de saúde de Aparecida de Goiânia aprovaram a realização de uma passeata na Av. Igualdade do Setor Garavelo na próxima sexta-feira (11), às 9h. Os trabalhadores cobram o pagamento de direitos trabalhistas como data-base, plano de carreira e progressões.
Ainda sem avanço significativo nas negociações, os servidores da saúde voltaram a se mobilizar, na manhã de hoje, para cobrar direitos trabalhistas. A assembleia com manifestação ocorreu em frente ao Cais Nova e contou com a participação de agentes de saúde e de endemias, motoristas de ambulâncias, servidores administrativos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.
No entanto, a expectativa é que a equipe do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) apresente uma proposta de negociação durante reunião marcada para esta quarta-feira (9). Conforme ficou acordado durante a último encontro com a gestão, o Sindsaúde apresentou ao Município um parecer jurídico elencando as bases legais para a concessão dos direitos reivindicados.
Pauta de reivindicação
O Sindsaúde lembra que as tentativas de negociações se arrastam por dois anos. O Sindicato cobra da Administração os seguintes direitos:
- Pagamento da data-base de 2020 (2,76%) e data-base de 2021;
- Progressão de carreira (2%);
- Piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE);
- Cumprimento da proporcionalidade salarial entre níveis prevista no Artigo 7.º da Lei 085/14;
- Inclusão dos motoristas de ambulância e servidores administrativos no plano de carreira da saúde;
- Concurso público e melhores condições de trabalho.