Sindsaúde avança com a criação da Direção Regional Nordeste e a eleição da primeira diretoria regional
O Sindsaúde vive um momento histórico! No dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), durante assembleia geral com trabalhadores e trabalhadoras filiadas, foi oficialmente criada a Direção Regional Nordeste, a primeira de uma nova estrutura organizativa que visa ampliar e interiorizar a atuação política e sindical do Sindicato em todo o estado de Goiás. Estão previstas ainda a criação de outras três diretorias regionais a curto prazo, fortalecendo a presença do Sindsaúde junto às bases municipais.
A primeira diretoria da nova regional foi eleita com a participação ativa da categoria e é composta por Noemia Gonçalves Cardoso, Agente Comunitária de Saúde de Campos Belos; Maria Vieira da Silva, técnica de enfermagem de Cavalcante; e Irene Pereira da Silva, motorista e enfermeiro de Iaciara.
Com 21 anos de atuação como ACS, Noemia expressou o sentimento de conquista. “Sempre sonhei com a regionalização. Essa nova estrutura vai nos dar mais autonomia na luta de classes, porque vamos representar de perto os servidores da saúde da região Nordeste de Goiás. Agora é partir para a luta, com diálogo, ética, respeito e compromisso com o coletivo.”
Já Maria, técnica em enfermagem de Cavalcante, destacou a importância da união. “Com o apoio de todos, vamos lutar pela efetivação dos nossos direitos. A Diretoria Regional foi criada para dar autonomia e voz aos municípios nas suas próprias demandas.”
Irene, por sua vez, reforçou a expectativa positiva. “Tenho certeza de que essa regional vai melhorar o atendimento aos profissionais de saúde da nossa região. Já fazia tempo que víamos a necessidade de uma diretoria local. Agora é hora de fazer a diferença.”
Quem também trouxe um pouco da dimensão dessa nova etapa na luta em defesa do trabalhador da saúde em Goiás, foi a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira. A dirigente destaca que essa conquista é um marco e uma articulação político-sindical importante para a ampliação das ações do Sindsaúde. “Garante autonomia aos diretores eleitos e permite que possamos fortalecer ainda mais a luta por direitos, com qualificação, formação e presença direta junto às bases. É a primeira de muitas regionais que virão. Estamos avançando!”
Néia complementa ainda que, “com a criação da Direção Regional Nordeste, o Sindsaúde reafirma o compromisso com a democratização das decisões, o fortalecimento das lutas e a valorização das realidades locais, unindo trabalhadores de todas as regiões na defesa de uma saúde pública justa, digna e de qualidade para todos”.