Sindsaúde cobra demandas da categoria em reunião com Verônica Savatin, secretária de Saúde de Senador Canedo

Ontem (13), a diretoria do Sindsaúde esteve em reunião com a secretária Municipal de Saúde de Senador Canedo, Verônica Savatin, após uma visita no Pronto Socorro São João onde foi constatado a falta de papel toalha.

Na oportunidade, o Sindsaúde também discutiu outras demandas como o Auxílio Alimentação que não foi pago conforme acordado e carece de um valor mais alto, já que não há mais fornecimento de alimentação, e a convocação dos aprovados em concurso. Além disso, ainda foi questionado sobre o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

“O papel toalha é um insumo imprescindível para a higienização das mãos dos profissionais. Em ambientes tão propícios a contaminações, como unidades de saúde, não é permitido o uso de toalhas comuns de tecido. Aproveitamos também a oportunidade para cobrar outras demandas da categoria e continuaremos mobilizado na luta pelos nossos direitos”, afirma a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga.

Em resposta, a secretária Municipal de Saúde, Verônica Savatin, explicou a empresa vencedora da licitação para fornecer os papeis toalha não cumpriu o contrato e não entregou nem a primeira remessa do insumo. Segundo a secretária, já houve um alinhamento com a procuradoria que esclareceu que a empresa ainda tem o prazo legal de 10 dias para fornecer o insumo e caso não seja fornecido nesse prazo haverá uma compra de urgência.

Quanto ao Auxílio Alimentação, a secretária da pasta da saúde se comprometeu a fazer o pagamento retroativo deste mês na próxima folha de pagamento e disse que o município estuda a possibilidade de aumento, mas o valor está dentro do padrão possível.

Já em relação à convocação do concurso público, Verônica Savatin, disse que a convocação acontecerá neste ano, mas ainda não há cronograma com data prevista. E no que diz respeito ao pagamento do piso da enfermagem, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do município já foi atualizada com a inclusão de todos os profissionais e a gestão aguarda o repasse da união para dar início ao pagamento.