Sindsaúde cobra direitos trabalhistas em Senador Canedo; prefeito promete piso da enfermagem para setembro
O pagamento do piso salarial da enfermagem, plano de carreira e a convocação de aprovados no concurso público foram algumas das reivindicações do Sindsaúde durante mobilização ocorrida nesta sexta-feira (22) em Senador Canedo.
A manifestação que ocorreu na nova sede do Poder Executivo, no início desta manhã, reuniu diversos profissionais da enfermagem e um grupo de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2020 (Edital 001/2019) e que ainda aguarda a convocação dos aprovados no certame.
Enfermagem
Durante o ato, os trabalhadores foram recebidos pelo prefeito Fernando Pellozo e pela secretária de Saúde, Verônica Savatin que os convidaram para uma das salas de reunião da Prefeitura. Sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem, Pelozzo confirmou que a minuta do projeto já está pronta e que, em breve, será enviada à Câmara de Vereadores para votação. No entanto, ele adiantou que o pagamento será na folha de setembro.
Plano de carreira
Já em relação ao plano de carreira, o gestor afirmou que a previsão para a sua aplicação continua mantida para janeiro de 2024. O prefeito também enfatizou que uma comissão de servidores trabalha exclusivamente nesse propósito.
Convocações
Sobre a convocação dos aprovados, Fernando Pellozo garantiu que sua gestão está trabalhando para assegurar a convocação dos aprovados. Pellozo detalhou que, além de realizar auditoria da folha de pagamento, o Paço Municipal irá divulgar uma lista de exonerações de credenciados até o final do mês. Segundo ele, a prioridade é a convocação dos aprovados da saúde.
“Esperamos avançar nas negociações aqui em Senador Canedo e contamos com a sensibilidade do prefeito que, inclusive, também é servidor da saúde. Vamos continuar mobilizados em defesa dos direitos da categoria e, em breve, esperamos celebrar nossas conquistas neste município”, ressaltou a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga.
Repasse de verbas
No início da tarde desta sexta-feira, Sirley Braga voltou a se reuniu com a secretária Verônica Savatin, para continuar as discussões sobre o pagamento do piso da enfermagem. A titular da pasta convidou uma comissão de trabalhadores para apresentar a planilha de repasses do Ministério da Saúde. Nomes, valores e outros detalhes foram apresentados. A segunda parcela com recursos para custear o piso está prevista para 25 de setembro.
Além da diretora, Sirley Braga, participaram da mobilização na Prefeitura, o vice-presidente, Aliandro Paulo, e os diretores Ricardo Manzi e Elaine Silva.