Sindsaúde cobra do governador atenção redobrada quanto às condições de trabalho na saúde
*Publicada em 02.04.2020 às 16h57
A presidente do Sindsaúde, Flaviana Alves, encaminhou nesta quinta-feira (2) uma nova solicitação ao governador, Ronaldo Caiado, e ao secretário Estadual da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, para que o Estado oferece as condições de trabalho e assistência necessárias aos trabalhadores da saúde no atendimento hospitalar diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
No documento, a presidente ressalta a preocupação com a saúde desses profissionais e a importância de mantê-los devidamente protegidos, isto é, com a paramentação e ambientação e ambiente adequados. Uma das consequências, caso a situação seja negligenciada, será o adoecimento em massa e a transformação desses profissionais em potenciais transmissores a seus familiares.
Flaviana alerta também que embora esses trabalhadores sejam imprescindíveis na linha de frente do atendimento, existe casos em que o afastamento do profissional deve imediato como por exemplo, daqueles profissionais acima de 60 (sessenta) anos e/ou acometidos de crônicas, pertencentes ao grupo de riscos conforme determinado em Decreto pelo próprio Governador.
Por fim, o Sindsaúde lembrou que esses profissionais aguardam o reconhecimento do Governador quanto ao cumprimento dos seus direitos trabalhistas. Flaviana Alves, pontuou que a categoria está há 9 anos sem data-base, recebem a gratificação de insalubridade diferente do que determina a NR15 do MTE, a gratificação de produtividade foi reduzida em quase 50% e estão sem as progressões previstas na Lei 18464 de 2014.
Confira aqui o documento:
[pdf-embedder url=”https://www.sindsaude.com.br/web/wp-content/uploads/2020/04/Ofício-ESTADO-02.04.2020.pdf” title=”Ofício ESTADO 02.04.2020″]