Sindsaúde cobra nomeações de ACSs aprovados em concurso de Goiânia
![Sindsaúde cobra nomeações de ACSs aprovados em concurso de Goiânia](https://sindsaude.com.br/wp-content/uploads/2023/03/1.1-850x560.png)
Nesta última quarta-feira (15), o Sindsaúde e diversos aprovados no concurso público da Prefeitura de Goiânia (Edital 01/2020) para a vaga de Agente Comunitário de Saúde (ACS), estiveram na abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia, no setor Leste Universitário, onde manifestaram pela nomeação para os cargos.
Nomeações – A publicação do Diário Oficial do Município (DOM) desta última segunda-feira (13), nomeou 703 aprovados para a área da saúde, mas não nomeou os aprovados para o cargo de ACS.
Desde a abertura do certame, o Sindsaúde Goiás tem reivindicado e participado das manifestações que antecederam a convocação e nomeação dos aprovados, cobrando também a convocação do cadastro de reserva para suprir o déficit de servidores na saúde do município e diminuir a sobrecarga de trabalho e ampliar o atendimento.
Em resposta ao Sindsaúde-GO, o secretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paulo Oscar Coutinho, informou que está finalizando a etapa de caracterização da residência dos aprovados para os cargos de ACSs em suas respectivas áreas de abrangência para que sejam nomeados, o que poderá ocorrer ainda nesta semana.
Déficit de Servidores – De acordo com a diretora do Sindsaúde, Bruna Guimarães Isecke, há um déficit enorme de servidores em várias pastas, com vagas suficientes para contratos e concursados. “Ainda que os aprovados do cadastro de reserva sejam convocados, o número de trabalhadores não será suficiente para suprir a defasagem do quadro de pessoal da área da saúde. Isso reflete a falta de planejamento da gestão municipal e do SUS”, afirma.