Sindsaúde cobra pautas da categoria em reunião com a superintende da Secretaria de Gestão de Pessoas de Senador Canedo, Morgana Caetano
Nesta segunda-feira (7), as diretoras do Sindsaúde, Sirley Braga e Elaine Silva, estiveram em reunião com a superintendente de Gestão e Processamento de Folha da Secretaria de Gestão de Pessoas de Senador Canedo, Morgana Caetano, para discutir demandas e cobrar o andamento de pautas dos profissionais da saúde do município.
As reivindicações foram apresentadas pelo sindicato foram:
1 – Retorno da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS (MMNP-SUS) – A mesa foi suspensa sob justificativa do último período eleitoral e deveria ter sido retomada em janeiro deste ano. Em resposta, a superintendente se comprometeu em alinhar a pauta com o Secretário de Gestão de Pessoas, Sandro Andriotti, para apresentar uma devolutiva com a data de retorno da MMNP-SUS.
2 – Avaliação de desempenho dos servidores para a progressão no plano de carreira – Segundo Morgana, ainda não foi montada a comissão que ficará encarregada da avaliação de desempenho, mas a gestão garantiu que concederá a progressão de todos os servidores caso a comissão não seja criada a tempo.
3 – Reajuste do vale-alimentação – O benefício está com o valor congelado há cerca de dois anos e a superintende informou que o estudo do impacto financeiro já foi feito, para que ser reajustado pelo índice da inflação com referência do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas é necessário aguardar o retorno do secretário de Fazenda e Finanças Públicas, Alessandro Rodrigues de Sousa. Na oportunidade, o Sindsaúde cobrou que também seja estabelecida um mês específico para o reajuste do vale-alimentação, assim como o reajuste anual dos vencimentos.
4 – Adicional de produtividade – A diretoria do sindicato cobra a alteração do estatuto do servidor para que todos os profissionais da saúde recebam o adicional de produtividade e não apenas os fisioterapeutas, como acontece atualmente. Morgana Caetano declarou que essa questão terá que ser apresentada na MMNP-SUS após a sua retomada.
5 – Gratificação de formação educacional – o Sindsaúde reivindica uma nova redação do Decreto 1.047/2012, já que sua redação é imprecisa e conflitante, permitindo múltiplas interpretações e comprometendo seu entendimento e efetividade. Com isso, o sindicato ficou de apresentar para a gestão a sugestão da nova redação feita pelo departamento jurídico.
6 – Concurso Público – Morgana declarou que o novo edital, que estava previsto para março, precisou aguardar o processo de alteração do número de vagas e agora está em fase de escolha da banca. A superintende afirmou que muitas vagas contemplará a pasta da saúde e o edital será divulgado ainda neste ano de 2025.
Todas essas demandas e reivindicações também foram apresentadas pela diretoria do Sindsaúde em outra reunião com a chefe de gabinete do prefeito Fernando Pellozo, Lorena Sousa.