Sindsaúde conquista autorização do plantão 12×36 diurno para administrativos da saúde em Goiânia
A mobilização e atuação firme do Sindsaúde garantiu uma importante conquista para os(as) servidores(as) administrativos da saúde em Goiânia. A Secretaria Municipal de Saúde publicou, no dia 9 de fevereiro de 2026, a Portaria n°133, que altera o artigo 3° da portaria n° 418, de 22 de dezembro de 2025, e passa a permitir o regime de plantão 12×36 no período diurno aos ocupantes do cargo de Assistente Administrativo nas unidades de urgência, emergência e no SAMU.
Essa mudança ocorreu após a mobilização de categoria e intervenção direta do Sindsaúde, que contestou a decisão anterior da Prefeitura, a qual impôs o cumprimento exclusivo de 40 horas semanais no período diurno, sem possibilidade de plantão. A medida foi aplicada sem diálogo prévio com os(as) trabalhadores(as) da categoria.
Desde a publicação da Portaria n°418, o Sindsaúde argumentou os prejuízos causados pela medida e defendeu a legalidade e a necessidade do plantão administrativo nas unidades de saúde. Em reunião realizada no dia 5 de fevereiro, a presidenta do sindicato, Néia Vieira, acompanhada da Comissão dos Servidores Administrativos, apresentou à Secretaria Municipal de Saúde argumentos técnicos que demonstraram a necessidade das atividades exercidas com o regime de plantão nas unidades especificadas.
“A alteração da portaria confirma a legitimidade da pauta defendida e evidencia a importância da organização coletiva na defesa dos direitos dos trabalhadores. No entanto, o sindicato ainda mantém a cobrança de outras demandas da categoria, como o pagamento do vale-alimentação e o adicional de insalubridade, diante da exposição a riscos ocupacionais e do contato direto com os pacientes e público”, destacou Néia Vieira.
O Sindsaúde segue reafirmando seu compromisso com a defesa dos servidores e com o fortalecimento do SUS, com uma atuação permanente em favor de melhores condições de trabalho e respeitos aos direitos da categoria.