Sindsaúde conquista autorização do plantão 12×36 diurno para administrativos da saúde em Goiânia

 Sindsaúde conquista autorização do plantão 12×36 diurno para administrativos da saúde em Goiânia

A mobilização e atuação firme do Sindsaúde garantiu uma importante conquista para os(as) servidores(as) administrativos da saúde em Goiânia. A Secretaria Municipal de Saúde publicou, no dia 9 de fevereiro de 2026, a Portaria n°133, que altera o artigo 3° da portaria n° 418, de 22 de dezembro de 2025, e passa a permitir o regime de plantão 12×36 no período diurno aos ocupantes do cargo de Assistente Administrativo nas unidades de urgência, emergência e no SAMU.

Essa mudança ocorreu após a mobilização de categoria e intervenção direta do Sindsaúde, que contestou a decisão anterior da Prefeitura, a qual impôs o cumprimento exclusivo de 40 horas semanais no período diurno, sem possibilidade de plantão. A medida foi aplicada sem diálogo prévio com os(as) trabalhadores(as) da categoria.

Desde a publicação da Portaria n°418, o Sindsaúde argumentou os prejuízos causados pela medida e defendeu a legalidade e a necessidade do plantão administrativo nas unidades de saúde. Em reunião realizada no dia 5 de fevereiro, a presidenta do sindicato, Néia Vieira, acompanhada da Comissão dos Servidores Administrativos, apresentou à Secretaria Municipal de Saúde argumentos técnicos que demonstraram a necessidade das atividades exercidas com o regime de plantão nas unidades especificadas.

“A alteração da portaria confirma a legitimidade da pauta defendida e evidencia a importância da organização coletiva na defesa dos direitos dos trabalhadores. No entanto, o sindicato ainda mantém a cobrança de outras demandas da categoria, como o pagamento do vale-alimentação e o adicional de insalubridade, diante da exposição a riscos ocupacionais e do contato direto com os pacientes e público”, destacou Néia Vieira.

O Sindsaúde segue reafirmando seu compromisso com a defesa dos servidores e com o fortalecimento do SUS, com uma atuação permanente em favor de melhores condições de trabalho e respeitos aos direitos da categoria.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud