Sindsaúde denuncia retirada de assistentes sociais da saúde e convoca mobilização em Goiânia

 Sindsaúde denuncia retirada de assistentes sociais da saúde e convoca mobilização em Goiânia

O Sindsaúde Goiás participou, na tarde desta segunda-feira (30), de uma reunião com a gestão municipal de Goiânia para discutir a realocação de assistentes sociais da rede pública de saúde. O encontro contou com a presença da presidenta do sindicato, Néia Vieira, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia e diretora do Sindsaúde, Flaviana Alves, do secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer e do deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO).

A reunião foi motivada pela publicação da Portaria nº 1169/2026, divulgada na última sexta-feira (27), pela Prefeitura de Goiânia. A medida determina a transferência de 40 assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde para outras pastas da administração municipal.

Durante o encontro, o Sindsaúde destacou que a retirada desses profissionais representa um desfalque significativo na rede de saúde, com impactos diretos tanto no atendimento à população quanto na organização dos serviços prestados. Segundo o sindicato, a presença de assistentes sociais é fundamental para garantir acolhimento, orientação e acesso aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante da resposta negativa por parte da Secretaria Municipal de Saúde em rever a decisão, o Sindsaúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde e o deputado estadual Mauro Rubem, convocam trabalhadores e a população para uma mobilização em defesa da saúde pública.

A manifestação está marcada para esta terça-feira, 31 de março, às 8h, no CAIS Campinas.

O Sindsaúde reforça que a redução no número de assistentes sociais tende a aumentar a sobrecarga dos profissionais que permanecem na rede e pode comprometer a qualidade do atendimento oferecido à população. A participação popular no ato é fundamental para agir em defesa de um SUS forte, com profissionais valorizados e atendimento digno para todos.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud