Sindsaúde e Fenasce participam de Audiência Pública sobre a PEC 14/21: relatório é aprovado e segue para votação no plenário da Câmara
Nesta quarta-feira (1º), o Sindsaúde-GO e a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Fenasce) participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para acompanhar a leitura e a votação do relatório da PEC 14/21, que visa garantir aposentadoria especial, integral e paritária aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), além de estabelecer um sistema de proteção e valorização da categoria.
O relatório foi aprovado e agora segue para uma etapa decisiva: a votação no plenário da Câmara dos Deputados.
O Sindsaúde esteve representado pelo vice-presidente e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, pela diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva, e pelos diretores Silvia Regina e Willian Matheus, que acompanharam o debate juntamente com trabalhadores e trabalhadoras de Goiás que representam a categoria.
Na oportunidade, a diretora Elaine Silva reforçou a importância da mobilização da categoria e destacou a Caravana dos ACSs e ACEs de Goiás, que será realizada na próxima semana a Brasília. O objetivo é pressionar os parlamentares para votarem pela aprovação definitiva da proposta.
“Este é um momento histórico. Avançamos com a aprovação do relatório, mas a luta continua. Precisamos ocupar Brasília e mostrar aos deputados que os ACSs e ACEs são profissionais fundamentais para o SUS e merecem uma aposentadoria digna como direito”, afirmou Elaine.
O Sindsaúde e a Fenasce seguem firmes na articulação nacional e estadual, mobilizando a categoria para que a conquista da aposentadoria especial se torne realidade.