Sindsaúde faz parte de semana histórica para ACEs e ACSs de todo o país

 Sindsaúde faz parte de semana histórica para ACEs e ACSs de todo o país

O Sindsaúde participou de uma semana histórica para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate as Endemias (ACEs) em Brasília. Na mesma semana, houve a aprovação parcial de importantes propostas e projetos, no Congresso Nacional, que vão melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida das categorias.

No dia 7 de outubro (terça-feira), fomos surpreendidos com a duas votações da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/21, ocorridas no mesmo dia graças à pressão feita pelas entidades sindicais – incluindo o Sindsaúde – e pela grande mobilização e presença das categorias na Câmara dos Deputados.

Graças à grande presença e cobrança dos ACEs e ACSs, não só houve a aprovação da aposentadoria especial, integral e paritária (PEC 14/21) em parte do Congresso Nacional, como também a aprovação inicial de outras propostas que vão trazer muitos benefícios para esses trabalhadores e trabalhadoras.

O vice-presidente do Sindsaúde Goiás e diretor da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), Aliandro Paulo, celebra a aprovação da proposta.

“Foi  uma vitória fundamental para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate a Endemias (ACEs). A PEC 14/21 prevê a aposentadoria especial, integral e paritária, reconhecendo o desgaste e a relevância do trabalho que desempenhamos diariamente junto às comunidades. Além disso, determina a efetivação de agentes, impede contratações terceirizadas e temporárias — salvo em casos emergenciais — e prioriza a realização de concursos públicos. Ou seja, fortalece a valorização da categoria, assegura estabilidade e, ao mesmo tempo, protege o SUS. Precisamos unir forças para garantir que essa conquista se torne realidade.”

IFA e jornada de 30 horas

No dia 8 de outubro (quarta-feira), graças a presença de caravanas de ACEs e ACSs de todo o Brasil na Câmara dos deputados, como a do Sindsaúde Goiás, houve a aprovação do repasse direito do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) e da diminuição da jornada em comissões dessa casa legislativa. O repasse direto do IFA para os ACEs e ACSs foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei (PL) nº 460/2019 altera a Lei nº 11.350/2006 deixa claro que o incentivo financeiro adicional (IFA) (Lei 12.994/2014 e Decreto 8.474/2015) deve ser repassado de forma obrigatória aos trabalhadores, garantindo que o recurso chegue integralmente aos agentes.

Já o PL 5312/16 foi aprovado na Comissão de Saúde. Ele tem como finalidade diminuir a jornada de  trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias a nível nacional para 30 (trinta) horas semanais, uma vez que eles desenvolvem suas atribuições sob as intempéries do tempo (sol escaldante, chuva e frio).

Elaine Silva, diretora do Sindsaúde e da Fenasce, comemora as conquistas obtidas em períodos tão próximos.

“Esses avanços só foram possíveis graças à mobilização nacional da categoria, com caravanas de todo o país, incluindo a do Sindsaúde Goiás, que esteve presente na Câmara dos Deputados. O repasse direto do IFA garante que o recurso chegue integralmente aos trabalhadores, valorizando quem está na linha de frente. Já a redução da jornada reconhece o esforço de quem enfrenta sol, chuva e frio para cuidar das pessoas. É a prova de que quando nos unimos, conseguimos transformar nossa realidade. Seguiremos firmes na luta para garantir esses direitos e valorização!”

Caravana do Sindsaúde

Na madrugada de quarta-feira (8/10), ACEs e ACSs de várias partes do estado de Goiás se reuniram em diferentes pontos de encontro para embarcar na caravana do Sindsaúde, rumo a Brasília. Ao desembarcarem na capital federal, o primeiro ponto de encontro foi o Congresso promovido pela Fenasce.

Na reunião entre as categorias, promovida pela Fenasce, estiveram presentes ACEs e ACSs e entidades sindicais de vários estados e regiões.  Foi oportunidade para comemorar a aprovação da PEC 14/21 na Câmara dos Deputados, discutir estratégias para a aprovação no Senado, tirar dúvidas sobre questões envolvendo a aposentadoria especial, integral e paritária e alertar sobre rumores difundidos nas redes sociais para que a proposta não seja aprovada.

O Sindsaúde possui material que evidencia as vantagens da PEC/14 em relação ao Projeto de Lei Complementar n° 185, sendo a PEC a única capaz de garantir a aposentadoria especial, integral e paritária. O informativo pode ser acessado aqui.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud