Sindsaúde, Fenasce e demais entidades do Brasil discutem pautas dos ACSs e ACEs em reunião com o Ministério da Saúde

 Sindsaúde, Fenasce e demais entidades do Brasil discutem pautas dos ACSs e ACEs em reunião com o Ministério da Saúde

Ontem (7), o Sindsaúde e a Fenasce, juntamente com demais entidades de todo o Brasil que representam os Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), estiveram em reunião com a equipe do Ministério da Saúde em Brasília, a pedido da deputada Federal Adriana Accorsi.

Na ocasião, as principais pautas discutidas foram a revisão da Portaria que trata do quantitativo de Agentes de Combate as Endemias nos Municípios; a alteração da Portaria Ministerial do Incentivo Financeiro Anual da categoria destinando o repasse efetivamente a estes profissionais; a metodologia de trabalho dos ACSs e ACEs – Técnicos nos territórios; a publicação da Portaria do CBO Técnico dos Agentes de Combate as Endemias e também a sistematização no combate as Arboviroses com o apoio da FENASCE.

Curso Técnico de ACS e ACE

Outra demanda discutida na reunião foi sobre a realização do Curso Técnico oferecido à categoria. A Fenasce cobrou a emissão de cerca de 700 certificados que estão pendentes do Programa Saúde com Agente.

Como agora o Curso Técnico está sendo oferecido pela segunda vez por meio do Programa Mais Saúde com Agente, a Fenasce também pediu um levantamento dos municípios que ainda não fizeram a validação do vínculo com os trabalhadores, já que o prazo se encerra na próxima segunda-feira (12).

Em resposta, o Ministério da Saúde declarou que 93% dos municípios aderiram a oferta dos cursos, mas a validação dos vínculos dos gestores com os trabalhadores está sendo necessária porque houve denúncias de que existem inscritos nos cursos que não são ACSs e ACEs. A publicação dos nomes validados será divulgada na próxima quarta-feira (14) e a previsão para o início do curso é na primeira quinzena de outubro.

Quanto aos certificados pendentes da primeira fase do Programa, será necessário realizar avaliações individuais de cada caso junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e seus regulamentos.

O encontro contou com a participação do presidente da Fenasce, Luís Cláudio Souza; do vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo; do coordenador de Formação Técnica e Profissionais de Nível médio, Luiz Vieira; do coordenador-geral da Assessoria Parlamentar, Marroni dos Santos; do coordenador de Assuntos Orçamentários, Leonardo de Castro Soares; e também de representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud