Sindsaúde fortalece luta pela revogação da suspensão do piso; protesto ocorreu em frente ao HC
![Sindsaúde fortalece luta pela revogação da suspensão do piso; protesto ocorreu em frente ao HC](https://sindsaude.com.br/wp-content/uploads/2022/09/09.09.2022-Manifestacao-enfermagem-em-frente-ao-hospital-das-clinicas-pelo-Piso-Salarial-98-850x560.jpg)
Profissionais da enfermagem voltaram a realizar novo protesto contra a suspensão da lei do piso salarial. A manifestação desta sexta-feira (9) ocorreu pela manhã em frene ao Hospital das Clínicas, em Goiânia. Enfermeiros, técnicos e auxiliares querem a revogação imediata da liminar que suspendeu o piso da categoria (Lei 14.434/22).
Na manhã desta sexta-feira, cerca de 300 profissionais da enfermagem se reuniram em frente à entrada principal do Hospital das Clínicas. Com apitos, nariz de palhaço, faixas e bandeiras, os trabalhadores manifestaram indignação.
“A enfermagem está viva e vai resistir. Nós vamos lutar contra o quem for necessário“, enfatizou a presidente em exercício do Sindsaúde-GO, Néia Vieira. Ela completou lembrando que “são mais de 20 de luta pela criação do piso” e que “a categoria não vai aceitar mais esse ato de desvalorização”.
A diretora do Sindicato, Sirley Braga, acrescentou que a proposta do ato é mostrar para a população o valor da categoria e que sem esses profissionais não há saúde. Já o diretor, Erivânio Herculano, lembrou que a categoria já teve perdas quando a proposta salarial teve o valor reduzido e quando foi retirada às 30h do projeto.
Entidades sindicais que apoiam a categoria também marcaram presença na mobilização. O ato encerrou com uma caminhada cujo objetivo foi sensibilizar a população em relação à importância do piso salarial para a categoria.
Suspensão
A liminar do ministro do STF, Luís Roberto Barroso que suspendeu, no domingo (4), a Lei Federal 14.434 que criou o Piso Nacional da Enfermagem, pegou a categoria de surpresa. A decisão foi monocrática e atendeu ao um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).