Sindsaúde garante novas conquistas com edital que amplia quadro efetivo da saúde em Senador Canedo
A luta sindical mais uma vez mostrou resultados concretos. Graças à atuação firme e persistente do Sindsaúde, a Prefeitura de Senador Canedo publicou o Edital nº 01/2025, que disponibiliza mais de 280 vagas imediatas e mais de 620 em cadastro de reserva na área da saúde, além de oportunidades em outras áreas.
Essa conquista representa um avanço histórico não apenas para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, mas também para toda a população de Senador Canedo, que, após o chamamento dos aprovados, contará com um quadro ampliado de profissionais efetivos e um SUS mais estruturado.
O resultado é fruto de anos de mobilização do Sindsaúde, que atuou para exigir respeito ao concurso público, denunciar os contratos precários e cobrar a valorização dos servidores efetivos.
Em 2024, o Sindicato teve papel decisivo para que o município convocasse os aprovados do concurso anterior (Edital nº 001/2019), incluindo todo o cadastro de reserva, e encerrasse os contratos de credenciamento, após recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
As diretoras do Sindsaúde, Sirley Braga, que também integra o Fórum Nacional de Enfermagem, e Elaine Silva, que faz parte da diretoria da FENASCE, acompanharam de perto toda a movimentação e cobraram durante reuniões com a gestão municipal, independentemente da pauta.
Para Sirley Braga, a conquista evidencia que a mobilização sindical gera resultados concretos. “O Sindsaúde nunca deixou de cobrar respeito ao concurso público e de defender o SUS. Essa vitória reforça o papel dos servidores e garante mais qualidade no atendimento à população”, afirma.
Já Elaine Silva destaca que o edital representa valorização dos profissionais e fortalecimento do SUS, beneficiando toda a comunidade. “Essa vitória mostra que a mobilização coletiva garante melhores condições de trabalho e um atendimento de qualidade à população”, comenta.
As inscrições estarão abertas de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, e as provas devem ser aplicadas entre fevereiro e março de 2026. Mais informações podem ser acessadas no site da banca realizador do concurso, o Instituto Verbena, clicando aqui.
Com mais essa conquista, o Sindsaúde reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores.