Sindsaúde participa da apresentação de projeto de lei que prevê Incentivo Financeiro Estadual
O Sindsaúde mobilizou na tarde desta quinta-feira (12) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo nosso estado para debater a valorização da categoria em audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Estamos reforçando, principalmente a importância e a necessidade da criação do Incentivo Financeiro Estadual (IFA) em Goiás.
Estamos entregando nas mãos de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) o projeto de lei que prevê repasse trimestral do IFA para os agentes pelos municípios (repassado pelo Estado), equivalente a 50% do salário determinado em lei. Esperamos que em breve o projeto vá para tramitação.
A diretora do Sindsaúde, da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce) e participante da Mesa Diretora das discussões da audiência, Elaine Silva, comemora o projeto e afirma que ele é um passo importante para a valorização dos ACEs e ACSs.
“O Incentivo Financeiro Estadual é mais um reconhecimento das categorias pelos trabalhos prestados para a comunidade. Esses agentes fazem um trabalho preventivo e nada mais justo do que o governo estadual fazer os repasses para categoria, fiscalizando também os municípios que estão deixando de repassar os incentivos financeiros” defende Elaine.
O vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, e a diretora Bruna Isecke também participaram da Mesa Diretora.
Também foram trazidos para audiência informes sobre as lutas nacionais de interesse da categoria e outros assuntos importantes para os trabalhadores.
✊ Sindsaúde-GO: juntos na luta pela saúde e pela valorização dos trabalhadores!