Sindsaúde participa de evento de mobilização para as Conferências Livres em Goiás da 5ª CNSTT
Nesse terça-feira (28), o Sindsaúde participa da primeira ação de mobilização e preparação para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás, no auditório do Ministério da Saúde em Goiás.
O encontro é uma iniciativa do movimento sindical goiano, por meio da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT/GO), juntamente com instituições públicas do mundo do trabalho e os movimentos sociais em saúde visando promover o diálogo entre as diferentes perspectivas sobre a saúde de quem trabalha.
A ação serve à exposição dos princípios orientadores da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), cujo tema será: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. Além de mobilizar, ela terá a função de introduzir os temas específicos de formação dos futuros delegados e das futuras delegadas, a serem escolhidos e escolhidas ao longo das etapas da 5ª CNSTT e que representarão Goiás em Brasília, nos dias 18 a 21 de agosto deste ano.
Para a diretora do Sindsaúde e da CUT/GO, Ivanilde Batista, esse primeiro momento visa, principalmente, mobilizar entidades, lideranças e trabalhadores em um momento de construção coletiva e conscientização política sobre a 5ª Conferência Nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora.
“As Conferências Livres são fundamentais para discutir e construir propostas de vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora, reafirmando a participação popular em suas diversas faces e contextos. A Saúde no trabalho é uma questão de educação permanente em que devemos refletir sobre formas de prezar pela saúde integral e pelo bem-viver dos trabalhadores”, destacou Ivanilde.
A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira; as diretoras, Flaviana Alves e Marlene Soares; e o diretor Alonso Julião, também participam do evento.